Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Um jogo - Internacional 4x2 Estrela Vermelha - 11/02/1955


Em 11 de fevereiro de 1955 ocorreu o primeiro confronto do Internacional contra um clube europeu. O Colorado já havia enfrentado o inglês Petersfield em 1920, mas era a equipe de um navio da marinha britânica. O Estrela Vermelha era o primeiro clube organizado que se batia com o Colorado.

O Estrela Vermelha começou o ano de 1955 excursionando pela América do Sul, jogando na Argentina e no Uruguai. Sua estreia ocorreu em 4 de janeiro, contra o River Plate, e logo despertou o interesse dos gaúchos.

Antes de virem jogar em Porto Alegre, os iugolavos enfrentaram argentinos e uruguaios, além de um clube austríaco, partida disputada em Buenos Aires. Os resultados do Estrela Vermelha:
2x1 River Plate ARG
3x1 Nacional URU
0x3 Independiente ARG
1x2 Peñarol URU
0x5 San Lorenzo ARG
2x1 Racing ARG
3x2 Áustria Viena AUS
2x4 Racing ARG

Os iugoslavos contavam em seu time com cinco jogadores com experiência em Copa do Mundo. Quatro deles, Stankovic, Mitic (titulares na Copa), Spajic e Zekovic (reservas) haviam participado do Mundial de 1954. Stankovic, Mitic e mais Djajic haviam disputado o Mundial de 1950 e jogado em Porto Alegre. 

A estreia em Porto Alegre ocorreu em 8 de fevereiro, quando desfalcados do centromédio Spajic, os iugoslavos perderam para o Grêmio por 3x1. A partida seguinte ocorreria em 11 de fevereiro.

Para a partida contra o Internacional, o Estrela Vermelha estava completo. Já o Colorado tinha duas baixas, Odorico e Luizinho, lesionados e recuperando-se de cirurgias. seus substitutos seriam Lindoberto e Hoffmeister.

Uma curiosidade: diferente do resto do país, a imprensa gaúcha chamava o time iugoslavo pela versão inglesa: Red Star.

Um bom público compareceu ao Estádio dos Eucaliptos, embora não tenha superado a renda do Gre-Nal do dia 9 de janeiro, nem o confronto contra o Renner, no Tiradentes, no dia 20, ambas partidas decisivas do campeonato metropolitano. Os ingressos para o amistoso eram os seguintes:

O Internacional dominou a partida até abrir o placar, aos 32' do 1º tempo. Hoffmeister, pela direita, tabelou com Larry e lançou Bodinho, que dominou a bola e chutou para as redes. Internacional 1x0!

Após o gol o Estrela Vermelha começou a reagir, exercendo forte pressão. Mas aos 36', Tasic cometeu pênalti em Canhotinho, não marcado pelo árbitro Fortunato Tonelli. Aos 44', Salvador cometeu falta em Toplak. Stankovic cobrou com força, vencendo Lapaz, que ficou sem reação. O 1º tempo terminou empatado.

No 2º tempo, o Internacional voltou a ser superior, brindando a grande torcida presente com uma exibição de gala. Logo aos 8', Jerônimo passou para Larry, que chutou para as redes, vencendo Krivokuca. Internacional 2x1!

Aos 23', Jerônimo cruzou e Bodinho cabeceou para as redes. Internacional 3x1!

Aos 29', novamente Bodinho em ação. O atacante aproveitou uma rebatida do goleiro e chutou para o fundo do gol. Internacional 4x1!

Já comemorando a vitória, o Colorado relaxou e aos 44' Toplak driblou Florindo e, quase em cima de Lapaz, concluiu para marcar e definir o placar. Internacional 4x2 Estrela Vermelha.

Logo depois da partida foram concedidas férias aos atletas colorados.

Os destaques dos dois amistosos disputados em Porto Alegre:

Depois de enfrentar o Colorado, o Estrela Vermelha viajou para São Paulo, onde iria enfrentar o Corinthians e o Flamengo. A imprensa do centro do país contava como certa uma goleada do Corinthians, campeão paulista.

Mas os iugoslavos surpreenderam e venceram por 3x0. Minimizando as vitórias gaúchas, a imprensa carioca afirmava que o Flamengo precisava apagar a má imagem do futebol brasileiro, após a derrota do Corinthians. E também explicava as vitórias gaúchas por estarem os adversários doentes.

Na sua despedida da América do Sul, o Estrela Vermelha perdeu por 4x1 para o Flamengo. Depois de mais cinco dias curtindo o carnaval carioca, voltaram para a Europa.

Uma curiosidade: em dois momentos diferentes a imprensa do centro do país confundiu o Grêmio com o Cruzeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário