Em 11 de setembro de 1892 nascia em Montevidéu o menino Florêncio Ygartua Filho. Ele era filho de Florêncio Ygartua e Josefa Arono Ygartua.
Ainda adolescente, veio para o Brasil. Em um discurso em homenagem a Ygartua, o doutor uruguaio Walter P. Garçon, afirma que a família migrou para o Brasil logo após o falecimento do pai, pois sua irmã mais velha era casada com uma personalidade da sociedade gaúcha, tendo isso ocorrido quando o futuro atleta colorado tinha 18 anos. Provavelmente ocorreu um equívoco na idade de Ygartua, sendo mais provável que essa mudança tenha ocorrido quando ele tivesse 8 anos, pois aos 18 anos ele já estava quase concluindo o curso de farmácia, em Porto Alegre.
Ygartua estudou no Ginásio Nossa Senhora da Conceição, em São Leopoldo, e na Faculdade de Medicina de Porto Alegre. Em 1910 ingressou no Internacional, atuando como zagueiro. Sua estreia ocorreu em uma fogueira, no dia 21 de agosto. O Colorado enfrentava o Militar, melhor time da cidade, pelo campeonato municipal. O Militar, que conquistaria o campeonato de 1910 com 100% de aproveitamento, venceu por 3x1. Não foi o primeiro estrangeiro a vestir o manto sagrado colorado por detalhe: três partidas antes os alemães Bahr e Volkmann, também zagueiros, estrearam no time. Mas Ygartua foi o primeiro de uma longa legião de uruguaios.
Em 4 de junho de 1911, na estreia do Internacional no campeonato municipal daquela temporada, Ygartua fez seu único gol pelo Colorado, abrindo o placar na vitória de 6x0 sobre o Nacional. Essa partida também marcou o primeiro registro de participação ativa de uma torcida, no Rio Grande do Sul: a imprensa criticou a torcida colorada por vaiar os jogadores adversários. E embora a maioria dos atletas fossem estudantes ginasiais ou universitários, a falta de recursos do clube ficava evidenciada em outro detalhe apontado pela imprensa: vários jogadores apresentaram-se com o uniforme rasgado e com meias de cores diversas.
Ygartua jogaria até o fim da temporada. Formado em farmácia, em 1911, encerrou a carreira, mas continuou ligado ao clube. Após passar algum tempo residindo em Montevidéu, voltou a Porto Alegre em 1918, para cursar medicina, e imediatamente associou-se ao clube. Também participou ativamente do combate à epidemia de gripe espanhola, na capital gaúcha. Em 11 de março de 1919, tomou posse como vice-presidente eleito do Internacional.
Ygartua formou-se em medicina em 1923, tornando-se especialista em pediatria. Foi professor livre-docente da cadeira de Clínica Pediátrica da Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1925. Foi presidente da Sociedade de Medicina de Porto Alegre por duas vezes, redator dos Arquivos Rio-grandenses de Medicina, membro de Honra da Sociedade de Pediatria de Montevidéu, membro da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e da Sociedade Brasileira de Pediatria. Escreveu artigos e proferiu palestras sobre medicina infantil no Brasil, Uruguai e Argentina. Caricaturista, publicou trabalhos em vários jornais da cidade, sob o pseudônimo Rios.
Em dezembro de 1927, Florêncio Ygartua proferiu uma palestra transmitida pela Rádio Sociedade Gaúcha, sobre a importância da vacinação preventiva das crianças contra a tuberculose. A vacina BCG, recém criada na França, era uma novidade no Brasil. O que pensaria esse médico rubro, se soubesse que quase cem anos depois existiria um forte movimento anti-científico e anti-vacina no país e no mundo?
Em 23 de abril
de 1929, na sede do Internacional, no Edifício Lubisco, os sócios adquirem cotas de 500 mil
réis para o caixa do clube e construção do Estádio dos Eucaliptos. Florêncio Ygartua adquiriu uma cota.
Em 1933, escreveu o artigo "O médico nas escolas", publicado na Revista dos Cursos e no Correio do Povo, onde defendia a importância da higiene para a educação escolar e a valorização dos atributos psicológicos das crianças na aprendizagem. Ele defendia a figura do médico escolar, que deveria ter três capacidades: de médico, de higienista e de pedagogo. Em 1936, foi um dos fundadores da Sociedade de Pediatria e Puericultura do Rio Grande do Sul (atual Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul).
Embora não tivesse se dedicado à política, Florêncio Ygartua foi amigo de Dyonélio Machado, médico que ficou conhecido como escritor e destacado líder comunista.
Em 21 de julho de 1941, em plena atividade na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, sofreu um "problema cerebral", falecendo. Seu funeral foi acompanhado por um número expressivo de habitantes da capital, que choraram a morte do dedicado médico das crianças. Além da competência profissional, Ygartua tornou-se popular e querido na cidade por muitas vezes atender gratuitamente seus clientes, em uma época que não existia assistência médica gratuita.
As homenagens começaram logo. No dia 21 de agosto de 1941, um decreto municipal mudou o nome da rua Formosa, no bairro Moinhos de Vento, para rua Doutor Florêncio Ygartua. E em 13 de dezembro de 1941, a Santa Casa batizou a Enfermaria 34 com o nome de Enfermaria Professor Florêncio Ygartua. Os jornais Correio do Povo e Folha da Tarde iniciaram a coleta de donativos para a construção de um busto em homenagem ao dedicado médico pediatra. Em 21 de julho de 1942, o busto de Florêncio Ygartua foi entregue à população da cidade, localizado na Praça Júlio de Castilhos.
Em 31 de agosto de 1991, o Grande Expediente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, por iniciativa do vereador Antônio Hohlfeldt, foi dedicado a homenagear Florêncio Ygartua, pelos 50 anos de sua morte, contando com a presença de suas filhas Maria Pia Ygartua Backkeuser e Maria Aparecida Torelly Ygartua. Discursaram em homenagem ao falecido os vereadores Antônio Hohlfeldt (pelas bancadas do PT, PDT, PMDB e PL), Lauro Hagemann (pela bancada do PCB) e João Dib (pela bancada do PDS), além de sua filha Maria Aparecida Torelly Ygartua.
Seus jogos pelo Internacional:
21.08.1910 1x3 Militar - Campeonato Municipal - N
09.10.1910 2x1 Fussball - Campeonato Municipal - F
06.11.1910 7x2 Frisch Auf - Campeonato Municipal - N
04.06.1911 6x0 Nacional - Campeonato Municipal - C (1)
18.06.1911 1x10 Grêmio - Campeonato Municipal - C
09.07.1911 4x1 7 de Setembro - Campeonato Municipal - C
30.07.1911 3x3 Fussball - Campeonato Municipal - N
13.08.1911 0x4 Ginásio Conceição - Amistoso - F
29.10.1911 2x1 Ginásio Conceição - Amistoso - C
Nenhum comentário:
Postar um comentário