Em setembro de 1954 o Grêmio inaugurava o estádio Olímpico. A partida inaugural ocorreu em 19 de setembro de 1954, na vitória de 2x0 sobre o Nacional de Montevidéu, com dois gols de Vítor. Mais tarde ele jogaria no Internacional.
No dia 20, começou o Torneio Internacional de Inauguração do Olímpico, ou Torneio Relógios Eska. Na primeira partida, o Internacional bateu o Liverpool de Montevidéu por 4x0. No dia 22, o Grêmio também venceu o Liverpool por 4x0. Os dois clubes chegavam ao Gre-Nal decisivo em condições de igualdade.
No dia 26, tudo estava pronto para o primeiro Gre-Nal do estádio Olímpico, valendo taça. Para comandar a partida foi convidado o juiz uruguaio Carlos Alberto Vigorito. Seus assistentes seriam Júlio Petersen e Romeu Cruz.
Na preliminar, o Floriano (atual Novo Hamburgo) bateu o veterano Rio Grande por 7x1, também em uma partida com grande número de gols.
Iniciada a partida principal, logo aos 7' de jogo Sarará cobrou falta e colocou o Grêmio em vantagem, para delírio da torcida tricolor. Porém o gol não assustou o Internacional, que continuou jogando tranquilo. O empate chegou naturalmente, aos 31', através de Jerônimo, também cobrando falta, de longa distância. Aos 43', Larry. que seria o craque da partida, virou o jogo. Após uma tabela com Bodinho, Larry ficou frente a frente com Sérgio, pisou na bola e tranquilamente escolheu o canto onde colocá-la.
Se no 1º tempo o Grêmio conseguiu oferecer alguma resistência, o 2º tempo foi de amplo domínio colorado. Aos 15', Luizinho avançou em diagonal e invadiu a área perseguido por Ênio Rodrigues. Na marca do pênalti deixou a bola para trás, continuando a corrida. Seu marcador o seguiu e a bola ficou livre para Canhotinho, que mandou uma bomba, quase acertando a cabeça do goleiro Sérgio. Internacional 3x1!
Aos 33', Larry avançou a dribles, perseguido por Ênio Rodrigues. Dentro da área, Larry ameaçou chutar, deixou Ênio Rodrigues no chão e tocou para as redes. Internacional 4x1! Esse gol provocou duas reações: os torcedores gremistas começaram a abandonar o estádio, e o goleiro Sérgio, chorando, também começou a abandonar o gramado. Alguns jogadores gremistas, mais os colorados Larry e Jerônimo, tentaram convencer o goleiro a retornar a campo. Mas Bodinho foi quem o convenceu, com "volta, covarde! Volta para tomar mais quatro!"
Larry ainda marcaria mais dois gols, aos 35' e 40', enquanto Zunino descontou para o Grêmio aos 43' do 2º tempo. A partida terminou com o placar de Internacional 6x2 Grêmio.
Segundo um jornalista da época, aquele que era para ter sido o "Torneio Internacional" do Grêmio, tornou-se o "Torneio Grêmio" do Internacional.
Sérgio, goleiro gremista, apesar dos seis gols sofridos e da tentativa de abandonar o campo, foi um dos melhores da partida, segundo o "Jornal do Dia".
Sérgio fazendo uma defesa difícil em um chute de Bodinho, nesse Gre-Nal.
Larry, o craque colorado da partida, com 4 gols.
O ataque colorado, em foto-montagem de José A. Alves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário