Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de setembro de 2020

NOSSOS TÍTULOS - Campeonato Gaúcho de 1971




O campeonato gaúcho unificado começou a ser disputado em 1961. Antes, o título gaúcho era disputado pelos campeões municipais. E de 1961 a 1967, o campeonato teve 12 participantes. A partir de 1968 o torneio começou a inchar. Foram 18 participantes de 1968 a 1970, e na temporada de 1971 pulou para 25 clubes.

As equipes que disputaram o campeonato:
Internacional
Grêmio
Cruzeiro
São José
Novo Hamburgo
Aimoré
Flamengo
Juventude
14 de Julho PF
Gaúcho
Brasil
Pelotas
Farroupilha
Internacional SM
Riograndense SM
Santa Cruz
Avenida
São Paulo
Rio Grande
Guarany de Bagé
Bagé
Ypiranga
Atlântico
Esportivo
Tamoio

Na 1ª Fase os clubes foram divididos em dois grupos, de 13 e 12 clubes, classificando os 4 primeiros para o Octogonal Final. As equipes jogariam todas contra todas, em turno único.

A estreia colorada foi em Santo Ângelo, contra o Tamoio, uma vitória apertada por 1x0, gol de Sérgio Galocha, cobrando pênalti. No 2º jogo, ainda fora de casa, goleou o Ypiranga por 4x0, com gols de Claudiomiro (2), Didi e Mosquito. Em meio ao início do Campeonato Gaúcho o Internacional também disputava o Torneio do Povo e o Torneio Internacional de Porto Alegre.

Na 3ª rodada, ainda fora de casa, um empate em 0x0 com o Guarany. No jogo seguinte, outro 0x0, contra o Flamengo, no Beira-Rio. A recuperação veio contra o Internacional de Santa Maria, em casa, com vitória por 3x0, gols de Tovar (2) e Rubens. Também no Beira-Rio, aos 38' do 2º tempo, Valdomiro garantiu o 1x0 sobre o Brasil.

Ainda em casa, o Internacional empatou com o São José (1x1), gol de Sérgio Galocha. Também em casa, um novo 0x0 contra o Novo Hamburgo, em uma partida que os dois laterais colorados, Edson Madureira e Jorge Andrade, foram expulsos. No jogo seguinte, ainda em casa, outro empate, 1x1 contra o Cruzeiro, gol de Dorinho. O técnico colorado, Daltro Menezes, foi demitido dois dias depois desse jogo.

Nos dois jogos seguintes, no interior do estado, o Internacional foi comandado por Gilberto Tim, interinamente. Contra o Farroupilha, Valdomiro marcou dois gols e comandou a vitória de virada (2x1). Contra o Santa Cruz, 1x1, gol de Jangada.

Na estreia de Dino Sani, em Santa Maria, o Internacional bateu o Riograndense por 3x0, gols de Dorinho, Sérgio Galocha e Valdomiro. Na Boca do Lobo, 4x2 no Pelotas, gols de Claudiomiro (2), Tovar e Valdomiro. No Beira-Rio, 1x0 no Esportivo, gol de Claudiomiro. Também no Beira-Rio, 1x0 Gaúcho, gol de Valdomiro.

A sequência de vitórias de Dino continuou no Cristo-Rei, contra o Aimoré: 2x1, dois gols de Didi. Na volta ao Beira-Rio, o Internacional massacrou o São Paulo por 6x0, gols de Marciano (3), Bráulio, Tovar e Didi. Em Rio Grande, o Vovô Rio Grande perdeu por 3x0, gols de Marciano (2) e Dorinho. Mais uma vez em casa, o Internacional fez 4x0 no Atlântico, gols de Valdomiro, Dorinho, Edson Madureira e Noé (contra).

No dia 30 de maio de 1917, com 85.072 pessoas no Beira-Rio. o Internacional empatou com o Grêmio em 1x1, com gols de Canhoto para o Colorado e Loivo para os tricolores. Na sequência, o Internacional fez 2x0 no Bagé em casa, gols de Marciano e Valdomiro e empatou em 0x0 com o Juventude, no Jaconi.

Na penúltima rodada da 1ª fase, o Internacional perdeu para o 14 de Julho, no Vermelhão da Serra. Foi a primeira derrota no campeonato, na 23ª rodada. Encerrando a 1ª fase, no Beira-Rio, o Colorado fez 4x1 no Avenida, gols de Marciano (2), Dorinho e Valdomiro.

O longo campeonato teve três partidas canceladas por não influírem na classificação:
Farroupilha x Atlântico
São Paulo x Esportivo
14 de Julho x Farroupilha

Classificaram-se para o octogonal Internacional, Grêmio, Cruzeiro, São José, Novo Hamburgo, Flamengo, Esportivo e Gaúcho.

A estreia no Octogonal foi contra o Grêmio, no Olímpico, em partida que terminou 0x0. Esportivo e Novo Hamburgo, com dois pontos, começaram liderando a fase final. Na 2ª rodada, no Beira-Rio, o Colorado bateu o Novo Hamburgo por 2x0, gols de Benê e Dorinho. Benê ainda teve dois gols anulados. O Esportivo, com 4 pontos, liderava o campeonato.

O jogo seguinte foi no Volmar Salton, contra o Gaúcho. Em campo, os três irmãos Pontes: Bibiano no Internacional e João e Daison (recordista brasileiro de expulsões) no Gaúcho. Os dois times tiveram um jogador expulso, mas curiosamente nenhum dos Pontes foi para a rua. O Colorado venceu com um gol de falta de Valdomiro, aos 35' do 2º tempo. Com as derrotas de Esportivo (0x3 São José) e Grêmio (0x1 Cruzeiro), o Internacional assumiu a liderança isolada, com 5 pontos.

Na rodada seguinte, o Internacional fez 2x0 no Zequinha, gols de Tovar e Valdomiro. O Internacional liderava com 7 pontos, seguido de Grêmio e Cruzeiro, com 5. Na Baixada Rubra, contra o Flamengo, lanterna do campeonato, o Internacional ficou no 0x0, sendo vaiado pela torcida. O Colorado continuava liderando, com 8 pontos, mas Grêmio e Cruzeiro estavam com 7.

No Beira-Rio, com gols de Benê e Marciano, o Internacional bateu o Esportivo por 2x1. O Colorado somava 10 pontos, seguido pelo Grêmio, com 9. No encerramento do turno, contra o bom time do Cruzeiro, no Beira-Rio, o Internacional venceu por 2x0, gols de Benê e Marciano. Aos 45' do 2º tempo, vendo o goleiro cruzeirista adiantado, Bráulio chutou por cobertura, quase do meio do campo. Seria um golaço, se o juiz Luís Torres não apitasse o final do jogo enquanto a bola viajava para as redes. Irritado, Bráulio declarou na saída de campo: "Não adianta prejudicarem o Internacional que nós vamos chegar ao tricampeonato, custe o que custar". Na classificação, o Colorado liderava com 12 pontos, seguido pelo Grêmio com 11, e Cruzeiro e Esportivo com 8.

Na abertura do returno, novo tropeço do Internacional diante do lanterna Flamengo. Em pleno Beira-Rio o Colorado empatou em 1x1, em um jogo cheio de polêmicas. Aos 22' do 1º tempo Bráulio marcou, mas o juiz Roque José Gallas anulou, alegando impedimento. Aos 26', Edson Madureira chutou com violência, a bola bateu na rede, pelo lado de fora, atravessou-a e ficou enrolada junto ao ferro da trave, mas o juiz deu gol. Aos 4' do 2º tempo, os caxienses reclamaram de um pênalti. E aos 44' do 2º tempo, Marino empatou. O Colorado, entretanto, manteve a liderança, pois o Grêmio ficou no 0x0 com o Novo Hamburgo.

Na rodada seguinte o Internacional foi ao Santa Rosa e bateu o Novo Hamburgo por 2x0, gols de Valdomiro e Décio (contra). Na mesma rodada o Grêmio perdeu para o São José por 1x0. O Internacional ficou com 15 pontos e o Grêmio com 12. A seguir, no Beira-Rio, o Colorado goleou o Gaúcho por 3x0, gols de Edson Madureira, Valmir e Valdomiro. A diferença se mantinha em 3 pontos (17x14). Contra o São José, vitória por 2x1, dois gols de Benê. E a diferença se manteve: 19x16.

No dia 4 de agosto de 1971 ocorreria o Gre-Nal do returno, no Beira-Rio. Com uma vitória o Internacional abriria 5 pontos de vantagem e conquistaria o título com duas rodadas de antecipação. Mas aos 8' de jogo Caio abriu o placar para os tricolores. Aos 20', Claudiomiro acossou Everaldo, que atrasou mal para o goleiro Jair, marcando contra. Mas aos 37' o juiz marcou pênalti para o Grêmio, que Scotta converteu. No 2º tempo o Colorado foi para o ataque, tendo 17 conclusões a gol contra 6 do Grêmio. Mas novamente Caio, de cabeça, marcou aos 36', decretando a vitória gremista por 3x1.

A diferença caiu para um ponto, faltando duas rodadas. Mas o campeonato gaúcho deu uma pausa, para o início do campeonato brasileiro. As duas rodadas finais do estadual seriam disputadas na segunda metade de setembro.

Após nove rodadas do campeonato brasileiro, o Internacional voltava a disputar o campeonato gaúcho em 16 de setembro, contra o Cruzeiro. A vitória por 2x0 (gols de Claudiomiro e Valdomiro) manteve o Colorado na liderança. O título não veio nessa rodada, pois o Grêmio bateu o Gaúcho.

No dia 22 de setembro de 1971, após mais uma rodada do campeonato brasileiro, o Internacional foi a Bento Gonçalves, enfrentar o Esportivo, 3º colocado no campeonato. Em Caxias do Sul, o Grêmio enfrentava o lanterna Flamengo. O Colorado, com uma vitória simples, seria campeão. O Grêmio precisava vencer e torcer por uma derrota colorada. Mas as esperanças gremistas começaram a desvanecer-se aos 46' do 1º tempo, quando Valdomiro marcou, cobrando falta. Aos 34' do 2º tempo, Sérgio Galocha fez 2x0, consolidando o tricampeonato. Com o apito final veio o título. Em Caxias, o rival sequer conseguiu fazer sua parte, perdendo por 1x0 para o Flamengo.

Equipe colorada campeã:
Gainete; Édson Madureira, Pontes, Hermínio e Jorge Andrade; Carbone e Paulo César Carpegiani; Valdomiro, Sérgio Galocha, Claudiomiro e Benê (Tovar, depois Bráulio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário