Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Um jogo - Internacional 5x1 Santos - 25/09/1958


Em setembro de 1958 o Santos excursionou ao Rio Grande do Sul, com o cartaz de ser a melhor equipe brasileira, liderar o campeonato paulista e contar com Pelé. O Santos seria o campeão paulista de 1958, e Pelé marcaria 58 gols, recorde até hoje.



A estreia do Santos seria contra o Internacional. A partida estava marcada para quarta-feira, 24 de setembro, mas o mau tempo levou ao adiamento para o dia seguinte.

O Santos estava completo, o Internacional estava desfalcado de Bodinho e Joaquinzinho. Canhotinho e Ivo Diogo seriam os substitutos. As 21:30 horas os times entraram no gramado do Estádio dos Eucaliptos. O argentino Miguel Comesaña apitaria a partida.


O Santos começa melhor. Aos 8', Jair e Pelé avançam tabelando, e a zaga colorada só consegue cortar o lance quase dentro da área. Aos 15', porém, Larry invadiu a área e acertou um chute na trave direita. Era o sinal de que aquela partida seria diferente do que se esperava.

Aos 23', Larry cobrou falta da intermediária, lançando a bola na área. Canhotinho entrou na corrida, dominou a bola, avançou alguns passos e fuzilou o goleiro Manga com uma bomba. Internacional 1x0!

Aos 27', Florindo e Dorval chocaram-se. O atacante santista bateu a boca na cabeça do zagueiro colorado. Florindo foi temporariamente substituído por Barradinhas (o que era permitido, na época) e Dorval não voltou a campo. Aos 30', Ivo Diogo marcou novamente, mas o juiz anulou, alegando impedimento. Aos 37', Pelé mostra sua habilidade ao invadir a área e driblar Verardi e Florindo. Mas quando se preparava para chutar o goleiro Sérgio pulou aos seus pés, ficando com a bola.

Aos 42', o ataque colorado chegou tabelando, envolvendo a defesa santista. Larry driblou Álvaro e tocou para Ivo Diogo, que chutou cruzado. A bola ainda tocou no poste esquerdo, antes de entrar. Internacional 2x0!

No intervalo, Pepe, sentindo uma lesão, foi substituído. No Internacional, saíram Sérgio e Irajá e entraram Paulinho e Cacaio.

O Santos começou a 2ª etapa melhor. Logo aos 5', Pelé cruzou para a área, mas Florindo afastou antes da conclusão de Guerra. A bola sobrou para o goleiro Paulinho, que falhou, perdendo o controle da bola, que sobrou para Zito. O centromédio chutou por cobertura, aproveitando que Paulinho estava no solo, mas o goleiro tentou ainda a defesa, atrapalhando Florindo, que sobre a linha preparava-se para salvar o gol. Diminuiu o Santos, que parecia ensaiar uma reação.

Mas a alegria santista durou pouco. Aos 10', Pagão tentou recuar para Getúlio, mas Cacaio antecipou-se, dominou a bola, invadiu a área e frente a frente com Manga, colocou a bola no canto esquerdo, fora do alcance do goleiro. Internacional 3x1!

Aos 22', Verardi roubou a bola de Jair Rosa Pinto, avançou pelo centro do campo e dividiu com Álvaro. A bola sobrou para Canhotinho, que lançou Larry. O centroavante dominou a bola, invadiu a área, e na saída de Manga tocou para as redes. Internacional 4x1!

Aos 30', Paulinho saiu fora da área com a bola nas mãos. Pelé reclamou ao juiz, que marcou a infração. A falta foi cobrada e a bola chegou a Jair, que mandou uma bomba na trave esquerda.

Aos 44', após um chute desviado de Pelé, Paulinho defendeu a bola e entregou-a a Larry. O atacante, vendo a defesa santista aberta, lançou Ivo Diogo em profundidade. O colorado venceu Getúlio na corrida, invadiu a área e, na frente de Manga, chutou no canto esquerdo. Internacional 5x1!

Um minuto depois, a partida chegou ao fim. E restou ao Santos de Pelé reconhecer a superioridade colorada. E aos colorados, festejarem a vitória.



Equipes:
INT: Sérgio (Paulinho); Florindo (Barradinhas, depois Florindo) e Joel; Zangão, Verardi e Brito; Canhotinho, Ivo Diogo, Larry, Tati e Irajá (Cacaio)
Técnico: Luiz Engelke

SAN: Manga; Getúlio e Dalmo (Pinduca); Fioti, Álvaro e Zito; Dorval (Hélio), Jair Rosa Pinto, Pagão, Pelé e Pepe (Guerra)
Técnico: Lula

O goleiro do Santos não era o Manga que depois jogou no Internacional, e sim Agenor Gomes, que atuou quase toda carreira na equipe santista. Segundo o jornal "O Estado de São Paulo", o gol de Canhotinho teria sido contra, de Getúlio. Outras fontes apontam esse gol para Ivo Diogo. Os jornais gaúchos "Diário de Notícias" e "Jornal do Dia" apontam o gol para Canhotinho.




Nenhum comentário:

Postar um comentário