Total de visualizações de página

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Carnaval na Argentina







Enquanto torcidas brasileiras copiam cantos e comportamento de torcidas argentinas, "los hermanos" copiam o carnaval brasileiro, principalmente na província de Corrientes.

Em Paso de los Libres, as "escuelas de samba" (baterias) não fazem feio perto das brasileiras. Mestres de bateria do Rio de Janeiro são chamados para ensinarem os ritmistas argentinos.

Ano passado tive a oportunidade de julgar o carnaval de Monte Caseros, cidade argentina na fronteira com o Uruguai. O carnaval "casereño" é menos "brasileiro" que o de Libres, mas está avançando em muitos aspectos. Esta experiência foi interessante para conhecer um pouco mais do carnaval argentino. Primeiro, os termos, que nem sempre correspondem aos brasileiros. Na Argentina, escola de samba se chama "comparsa", e "escuela de samba" é a bateria. A rainha do carnaval é "la reina", e eles ainda possuem a "embajadora" (embaixatriz). Eles possuem mestre-sala e porta-bandeira (portabandera e maestro de sala), mas o porta-estandarte, diferente do Brasil, é um homem. Como o estandarte é diferente, e carregado de outro modo, ele precisa de ajuda de mulheres que ajudam a sustentar o estandarte, através de cordas (são as "codorneras"). E também existe lá uma figura similar às balizas de bandas escolares: são as "bastoneras" tanto da comparsa quanto da escuela de samba.

Uma curiosidade do carnaval local é muito interessante! As "comparsas" são formadas quase que exclusivamente por mulheres (belíssimas, por sinal). As fantasias são luxuosas, e superiores à média das fantasias do Rio Grande do Sul. O samba enredo deles deixa a desejar, se compararmos com os similares brasileiros, e suas "escuelas de samba" ainda estão abaixo de Libres. Mas a disposição dos carnavalescos é grande. A cidade literalmente se divide entre as cores das três escolas adultas.

O desfile tem algumas diferenças em relação ao Brasil. O público participa, e é comum espectadores invadirem a pista para dar bebidas aos passistas. No Brasil isso seria uma falha grave e a escola perderia pontos, mas lá é aceitável, e dá um caráter próprio e divertido ao carnaval local. Outro costume da região são os irritantes sprays de espuma. Consumidos às centenas, estes sprays são o principal produto dos vendedores ambulantes. É quase impossível escapar ao banho, mas chamou a atenção o fato de não ter presenciado uma única briga por causa disso. E olha que vi alguns foliões mais "empolgados" esvaziarem sprays no rosto de policiais, que permaneceram impassíveis em seu local.

As comparsas adultas de Monte Caseros, em 2009, eram Carunberá, Orfeo e Nueva Shangay. Também existe uma competição de "comparsas menores" (escolas infantis). Também desfilaram três: Carunberacito, Orfeito e Grupo Alegría.

O carnaval local tem características diferentes, na apuração. São proclamadas escolas vencedoras por "rumbro" (quesito), e depois a vencedora geral. Em 2009, Orfeo venceu nos quesitos Alegoria, Samba Enredo e Comparsa, enquanto Carunberá venceu em Escuela de Samba, Reina e Figuras (destaques).

Nenhum comentário:

Postar um comentário