Total de visualizações de página

sábado, 2 de junho de 2018

Nossos Títulos (I): Campeonato Municipal de 1913

A temporada de 1913 da Liga de Foot-Ball Porto Alegrense apresentava algumas mudanças. Cinco clubes continuavam disputando o campeonato citadino, mas Nacional e 7 de Setembro abandonaram a liga e foram substituídos pelo Frisch Auf (que retornava à entidade) e o novato Colombo.

O campeonato começou há exatos 105 anos, no dia 01.06.1913, quando o Fussball bateu o Colombo por 3x1. Na partida seguinte, dia 08.06.1913, o Colorado estreava na competição, ao mesmo tempo que inaugurava seu novo campo de jogo, a Chácara dos Eucaliptos. O adversário foi o Grêmio, bicampeão da cidade. Aos 15' de jogo, Bento cobrou escanteio, Ashlin recolheu a bola e passou para Geyer, de cabeça, marcar: Grêmio 1x0. No 2º tempo, em novo escanteio cobrado por Bento, após confusão na área colorada, Ashlin chutou para as redes: Grêmio 2x0. No final da partida, Túlio recebeu um passe de Vares e chutou em diagonal, descontando para o Colorado. Placar final: Internacional 1x2 Grêmio.

No final de semana seguinte, o campeonato continuou com Frisch Auf 1x7 Fussball. No dia 22.06.1913, o Colorado não tomou conhecimento do Colombo e venceu por 6x0. O árbitro da partida era sócio do Grêmio. Os juízes, na época, eram representantes dos clubes. A curiosidade é que se tratava de Benjamin Vignoles, autor do primeiro gol colorado da história, que havia trocado de lado.

No dia 29, o Grêmio bateu o Frisch Auf por 4x0. Na rodada seguinte começariam as confusões que marcaram o campeonato. A partida Fussball x Internacional, marcada para 06.07.1913, foi transferida para o domingo seguinte, pois na noite de sábado faleceu o jovem ponteiro-esquerdo gremista Mostardeiro II, de apenas 19 anos. No dia 13.07, as duas equipes enfrentaram-se, com a partida arbitrada por um sócio gremista que a história não guardou o registro do nome. A partida foi disputada, e o Internacional abriu o marcador na 2ª etapa. Na reta final da partida, porém o Fussball chegou ao empate. O juiz da partida foi severamente criticado por atletas e torcedores colorados.

O Fussball protestou, com o apoio do Grêmio, contra o Internacional. Exigiam a punição do Colorado, pelas ofensas ao juiz, mas a Liga de Foot-Ball Porto Alegrense posicionou-se a favor do Internacional. Em decorrência disso o Grêmio decidiu por unanimidade abandonar a Liga em Assembléia Geral realizada em 20 de julho de 1913. O Fussball tomou o mesmo caminho em assembléia realizada em 23 de julho.

O campeonato ficou paralisado por três semanas, mas no dia 10.08 a bola voltou a rolar, com a competição reorganizada com as três equipes restantes: Internacional, Colombo e Frisch Auf. Na Chácara dos Eucaliptos, o Colorado bateu o Frisch Auf por 10x1. No dia 24, o Internacional bateu o Colombo, em partida já válida pelo 2º turno, por 6x0, conquistando o campeonato. Os heróis dessa vitória foram: Russomano; Ary e Simão; Pery, Kluwe e Pedro Chaves; Túlio, Galvão, Pinto, Miller e Vares.

No dia 31.08, em partida válida ainda pelo 1º turno, o Frsich Auf perdeu por 4x0 para o Colombo. Em 28.09.1913, o Colorado encerrou sua participação no campeonato batendo o Frisch Auf por 5x1. Em 05.10.1913 o campeonato teve sua última partida: Frisch Auf 1x5 Colombo.

Classificação Final (desconsiderando os jogos de Grêmio e Fussball):
1º Internacional - 8 pontos
2º Colombo - 4 pontos
3º Frisch Auf - 0 ponto.

A equipe base foi o time da partida do título: Russomano; Ary e Simão; Pery, Kluwe e Pedro Chaves; Túlio, Galvão, Pinto, Miller e Vares. Também atuaram no campeonato Barbiéri, Scabillon, Ribas, Paulo Mariath, Zé Pereira e Fabrício. O artilheiro colorado foi Túlio, com 5 gols.

Duas curiosidades dessa temporada:

Em 16 de agosto de 1913, os 2ºs quadros de Internacional e Pelotas enfrentaram-se em um amistoso, e a equipe do interior venceu por 3x1. Durante o jogo, a torcida colorada, bastante participativa, vaiou o adversário o tempo todo. Acostumados com torcidas elitizadas, que aplaudiam as jogadas dos adversários, a direção do Pelotas ficou chocada e lançou uma nota dizendo que jamais voltaria a jogar com o Internacional.

Em 29 de outubro de 1913, um acontecimento sangrento marcou uma partida do campeonato bageense, vitimando o ex-colorado Scabillon, que jogou no clube em 1912 e no início de 1913 (disputou a 1ª partida do campeonato municipal, marcando um gol). Jogando em Bagé, Scabillon trabalhava como assistente em uma partida, quando achou que um grupo de torcedores estava rindo dele. Irritado, após discutir com os torcedores, sacou de um revólver e disparou contra o grupo. Sátyro Bittencourt, atleta que estava nesse grupo, reagiu, disparando e matando Scabillon. Dois anos depois, Sátyro jogaria no Internacional.

Um comentário: