Total de visualizações de página

quinta-feira, 30 de maio de 2019

HISTÓRIA - O último jogo oficial amador do Internacional

30.05.1937

Há exatos 82 anos, o Internacional ingressava no gramado do antigo Passo da Areia (não é o mesmo atual) para enfrentar o São José, pelo campeonato municipal.

O Colorado, assim como como todos os clubes brasileiros fundados antes da década de 1930, nasceu amador. E em 1937, futebol profissional só existia em poucos estados. Entretanto, o amadorismo dos anos 1930 era apenas de fachada. a maioria dos jogadores dos principais clubes recebia alguma forma de pagamento.

As "especializadas" (como eram chamadas as ligas profissionais) já vinham cercando a dupla Gre-Nal há algum tempo. Dos quatro grandes centros esportivos brasileiros, o RS era o único ainda exclusivamente amador.

Mas voltemos à partida:

Aos 11', 1x0: Sylvio Pirillo recebeu passe de Miguel, fez grande jogada e marcou. Internacional 1x0!

Aos 28', Lula chutou cruzado para empatar a partida.

No 2º tempo, o Colorado fez sua superioridade técnica prevalecer. Aos 11', Negrito cruzou para a área, Ulderico furou e Castillo apareceu para marcar. Internacional 2x1.

Aos 35', Sylvio Pirillo passou para Castillo marcar outra vez. Internacional 3x1.

Aos 38', Castillo driblou um zagueiro e chutou para marcar seu terceiro gol na partida e fechar o placar. Internacional 4x1

No final da partida alguns atletas do São José tentaram agredir o juiz Ary Lund, sendo impedidos pela polícia e por dirigentes do São José e da AMGEA (Associação Metropolitana Gaúcha de Esportes Atléticos), entidade que organizava o campeonato da capital gaúcha.

O Internacional ainda disputaria um amistoso com o Novo Hamburgo na condição de amador. Mas dias depois, a depois Gre-Nal anunciou sua adesão ao futebol "especializado", depois de negociar com os clubes cariocas.

O campeonato municipal, organizado pela AMGEA, contava com sete clubes: Internacional, Grêmio, Cruzeiro, São José, Força e Luz, Porto Alegre e Americano. O contrato da dupla Gre-Nal com a liga carioca previa que a 1ª divisão da capital pudesse ter apenas cinco clubes. De imediato, Cruzeiro, São José e Força e Luz anunciaram sua adesão às especializadas. Americano e Porto Alegre mantiveram-se fiéis ao futebol amador, à Federação Riograndense de Desportos, que comandava o futebol estadual, e à CBD.

Assim, a AMGEA dividiu-se em duas entidades: a AMGEA "Especializada", da dupla Gre-Nal, e a "AMGEA "Cebedense", dos que permaneceram no amadorismo. O campeonato que estava em andamento foi abandonado e cada liga organizou seu próprio torneio.

Na AMGEA "Especializada" jogaram Internacional, Grêmio, Cruzeiro, São José e Força e Luz. Na AMGEA "Cebedense",   Porto Alegre e Americano convidaram para a liga o Villa Nova (da Associação Tristezense de Esportes Atléticos - ATEA), o Renner (da Liga Atlética Porto Alegrense - LAPA) e o vizinho Novo Hamburgo. O futebol da capital ficaria dividido por duas temporadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário