Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Futebol em Porto Alegre - Capítulo I - As origens


O futebol no Brasil surgiu no final do século XIX, e teve seu primeiro representante no Rio Grande do Sul no Sport Club Rio Grande, da cidade de mesmo nome, fundado em 19 de julho de 1900. Para divulgar o futebol, o Rio Grande viajava pelo estado, fazendo apresentações com seus dois quadros.

Em 7 de setembro de 1903, o Rio Grande apresentou-se em Porto Alegre, onde alguns jovens já praticavam o esporte, mesmo sem maiores conhecimentos das regras. A partida demonstração ocorreu no Velódromo da União Velocipédica, onde hoje se encontra o prédio da Rádio da Universidade, no Campus Central da UFRGS.

Logo após a partida, sócios da União Velocipédica tentaram fundar um clube de futebol, mas não chegaram a um acordo. Dias depois, porém, ocorreriam duas reuniões. No dia 15 de setembro, os sócios da Rodforvier Verein Blitz, rival da União Velocipédica, reuniram-se e fundaram o Fussball Club Porto Alegre. No mesmo dia, no Salão Gram, na rua 15 de Novembro (atual rua José Montaury), um outro grupo da comunidade teuto-riograndense fundava o Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense.

O Fussball alugou um campo nos fundos da Sociedade Blitz, pertencente a Luiz Englert, uma área hoje cortada pela rua Almirante Tamandaré. O "ground" foi inaugurado em 9 de novembro de 1903, em um "match" interno. Como não havia bola, foi confeccionada uma esfera de couro, recheada de palha, sendo apelidada pelos atletas de "ameixa". O Grêmio treinou em vários terrenos, antes de inaugurar seu campo, a Baixada, em um "match" interno em agosto de 1904.

O primeiro confronto entre dois clubes da capital ocorreu em 6 de março de 1904. Como o Grêmio não tinha casa, a partida foi realizada no campo do Fussball. Os dois clubes passaram a disputar a Taça Wanderpreiss, um torneio semestral, tendo suas partidas a duração de 60 minutos. Em 1907 o torneio tornou-se anual.

Apesar da versão apontar a existência de apenas esses dois clubes no período entre 1903 e 1909, outras associações existiram, mesmo que de forma efêmera. O Sport Club 15 de Novembro era um deles. Espécie de "categoria de base" do Grêmio, era presidido por Júlio Hanke e pelos irmãos Carls e já estava ativo em 1906. No ano seguinte, Luiz Ludwig, Jacob Cechin, Pedro Calunho, João Ibañéz e Arquimedes Fortini se desligaram do Sport Club 15 de Novembro e decidiram criar um novo clube, o Grêmio Foot-Ball Internacional, nas cores preto e branco. Também em 1907, no dia 12 de dezembro, foi fundado o Foot-Ball Club Riograndense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário