Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Jogadores do passado - Miller


Carlos Edmundo Miller nasceu em 28 de novembro de 1894, em Cuiabá (MT).

Ele mudou-se para Porto Alegre com o objetivo de cursar Engenharia. No ano de 1913 ingressou na Escola de Engenharia e também no Internacional.

Miller estreou no Colorado em 22 de junho de 1913, na vitória por 6x0 sobre o Colombo, partida válida pelo campeonato municipal. Atuando na meia-esquerda, ele ocupou o lugar de Pedro Chaves, titular em 1912, que passou a jogar de lateral-esquerdo em 1913. No jogo seguinte, em 13 de julho, a partida não chegou ao fim. O Internacional vencia por 1x0 quando o Fussball empatou em gol considerado irregular peplos atletas colorados. Revoltados, os rubros exigiram a troca do árbitro Henrique Sommer, sócio do Grêmio, mas o Fussball não aceitou. A partida foi paralisada e dias depois Grêmio e Fussball abandonaram a liga.

Na mesma época, Miller aparece na imprensa por um evento relacionado à faculdade. Em 21 de julho ele mandou publicar (outros colegas também fizeram o mesmo) uma nota discordando de posições críticas à direção da Escola de Engenharia, divulgadas dias antes.

No dia 10 de agosto de 1913, o Internacional venceu o Frisch Auf por 10x1, na Chácara dos Eucaliptos, pelo campeonato municipal, e Miller fez seu primeiro gol, o sexto tento colorado na partida. No jogo seguinte, em 24 de agosto, o Colorado bateu o Colombo por 6x0 e conquistou seu primeiro título no campeonato da cidade. O ataque titular do primeiro título era formado por Túlio, Galvão, Pinto, Miller e Vares.
Após a conquista do título, o Internacional jogou amistosos com o Guarany de Bagé (2x0 e 1x3) e Rio Branco de Pelotas (3x2). A única mudança no ataque foi a entrada de Bendionda no lugar de Pinto. Para encerrar o campeonato e a temporada, o Colorado bateu o Frisch Auf por 5x1 e Miller marcou seu segundo gol.

Na temporada de 1914, Miller não atuou no primeiro amistoso, mas estava no segundo jogo, 2x1 sobre o Colombo, em 26 de abril. Na abertura do campeonato municipal, em 10 de maio, o Internacional bateu o Colombo por 7x0 e Miller marcou dois gols. O ataque titular nesse início de temporada era formado por Túlio, Galvão, Pinto, Miller e Vares. No jogo seguinte, em 24 de maio, Miller foi para a meia-direita, no lugar de Galvão, entrando o uruguaio Beheregaray na esquerda. O Internacional venceu o Americano por 15x2 e Miller marcou mais dois gols. Na partida seguinte, Miller voltou à meia-esquerda, com Bendionda jogando na direita. Vitória de 9x0 sobre o Frisch Auf, com Miller abrindo o placar.

Em 14 de julho o Internacional enfrentou o Rio Grande, em amistoso, e venceu por 5x1. Foi a maior derrota que o clube riograndino já havia sofrido para um clube gaúcho. E só não foi pior porque ao final do jogo, com o placar já 5x1, Kluwe cobrou um pênalti propositalmente para fora. Nessa partida Miller fez mais um gol. Em agosto, Miller ficaria de fora de duas partidas, contra o Cruzeiro, pelo campeonato, e no amistoso contra o Brasil de Pelotas. Mas voltou a campo no amistoso contra o Rio Branco, também de Pelotas. A partida terminou 1x1 e Miller fez o gol colorado. Mas em seguida ficaria de fora das outras três partidas da excursão colorada ao exterior.

Em 23 de agosto, de volta ao campeonato municipal, o Internacional bateu o Colombo por 6x1 e Miller marcou dois gols. Em 20 de setembro, em amistoso com o Cruzeiro, o Internacional venceu por 10x2 e Miller também fez dois gols. Miller também atuaria nos dois amistosos contra o 14 de Julho de Santana do Livramento, na disputa de um título "simbólico" de campeão gaúcho, pois os dois clubes tinham feito grande temporada. No primeiro jogo, 0x0. No desempate, vitória colorada por 5x0, com Miller fazendo os dois últimos gols. Mas Miller não atuaria nos dois amistosos seguintes de encerramento de temporada.

Em 1915 Miller passou vários meses sem atuar. Seu primeiro jogo pelo clube ocorreu apenas em 1º de agosto (a 11ª partida do clube). Pelo campeonato, o Internacional venceu o Cruzeiro por 4x2 e Miller fez o último gol do jogo. Contra o São Paulo, nova vitória: 8x0 e dois gols de Miller. O ataque titular passava a ser Túlio, Oswaldo, Bendionda, Miller e Vares. Em 26 de setembro, no amistoso que comemorava a fusão da Liga de Foot-Ball Porto Alegrense e da Associação de Foot-Ball Porto Alegrense, o Internacional bateu o Fussball por 10x2 e Miller marcou um dos gols. Umberto Salvini, árbitro oficial da Liga de Torino e que estava visitando Porto Alegre, dirigiu a partida. No dia 14 de outubro, o Internacional bateu o São Paulo de Rio Grande por 6x0 e Miller deixou sua marca. No dia 24, outro amistoso, 8x2 no Cruzeiro, e mais um gol de Miller. Mas o grande momento viria em 31 de outubro. Na Baixada, Internacional e Grêmio se enfrentavam. Era o primeiro clássico de Miller, pois o Tricolor estava na dissidente Associação de Foot-Ball Porto Alegrense. E no final do 1º tempo, após uma confusão na área gremista, Miller chutou com força para abrir o placar. O Colorado venceu por 4x1, sua primeira vitória em clássicos. Como Antenor Lemos diria, o "lacre estava quebrado". No encerramento da temporada, em amistoso com o Frisch Auf, vitória por 7x2 e dois gols de Bendionda.

Na temporada de 1916, Miller não atuou nas três primeiras partidas do clube, estreando em 28 de maio, na vitória de 6x2 sobre o Cruzeiro, pelo campeonato. No dia 25 de junho, o Internacional bateu o Colombo por 14x0, também pelo campeonato, e Miller marcou três gols. Em seu segundo Gre-Nal, em 30 de julho, vitória colorada por 6x1. Em 10 de setembro, na Chácara das Camélias, o Internacional bateu o Fussball por 13x1 e Miller voltou a marcar três gols. Em 29 de outubro, no Gre-Nal do 2º turno, vitória colorada por 3x2, com um gol de Miller.

Em 1917 novamente Miller não joga as primeiras partidas da temporada. Ele volta a campo apenas em 29 de julho, no amistoso com o São José (4x1). Em 5 de agosto, pelo campeonato municipal, o Internacional bateu o Americano por 11x0 e Miller marcou o seu. Em 23 de setembro, pelo campeonato, o Internacional fez 12x1 no São José, e Miller marcou três gols.

Em 1918, na primeira partida do clube no ano, em 10 de março, o Internacional venceu o Juvenil, em Caxias do Sul, por 2x1, com gol de Miller. Já preparando a formatura que ocorreria no final do ano, Miller deixou o futebol de lado. Seu jogo seguinte só ocorreu em 15 de setembro, quando o Colorado bateu o São José por 13x0 e Miller fez um gol. Foi a única partida de Miller pelo campeonato e seu último jogo pelo Internacional.

Formado, Miller foi para São Paulo trabalhar como engenheiro da Estrada de Ferro Sorocabana. No dia 28 de dezembro de 1939, Miller sofreu um mal súbito, quando trabalhava nos escritórios da empresa. Socorrido, faleceu no hospital Beneficência Portuguesa, de São Paulo. 

Seus números no Internacional:
48 partidas
41 vitórias
5 empates
2 derrotas
42 gols
Campeão municipal em 1913, 1914, 1915, 1916 e 1917

Nenhum comentário:

Postar um comentário