Total de visualizações de página

sábado, 25 de março de 2023

Jogadores do passado: Paulo César Maringá


Paulo César Duarte nasceu em Pinheiro Machado (RS), em 25 de março de 1959.

Apesar de gaúcho, Paulo César começou sua carreira profissional no Grêmio Maringá, em 1979, na posição de ponteiro-direito. Atuou no clube paranaense até junho de 1982, quando foi contratado pelo Internacional para ser o substituto de Valdomiro, que se aposentaria no final do ano.

Paulo César estreou no Internacional em 3 de julho de 1982, em um amistoso com a Chapecoense, em Chapecó. A partida terminou 0x0 e Paulo César entrou no time durante a partida, substituindo Valdomiro. Como o Internacional já tinha um zagueiro chamado Paulo César, os dois ganharam apelidos: o zagueiro tornou-se Paulo César Bagé (por ser natural de Bagé) e o ponteiro virou Paulo César Maringá (por ter vindo do Grêmio Maringá).

Paulo César Maringá imediatamente ganhou a titularidade. Seu primeiro gol ocorreu em 23 de julho, quando no Beira-Rio o Internacional venceu o São Borja por 3x2, pelo Gauchão. Em 31 de julho, na goleada de 6x1 sobre o Juventude, também no Beira-Rio, Paulo César Maringá fez o quarto gol colorado. Aos 22 minutos do 2º tempo, André Luiz chutou forte ao gol. Fuca (goleiro do Juventude) defendeu parcialmente e Paulo César Maringá aproveitou o rebote para marcar. Ele voltaria a balançar as redes adversárias em 6 de agosto, nos 4x0 sobre o São José, no Passo da Areia.

Depois da partida contra o Zequinha, veio a excursão à Europa. A primeira derrota de Paulo César Maringá como jogador do Internacional ocorreria apenas em 13 de agosto (Barcelona 1x0), na estreia do giro pelo Velho Mundo. No dia 20 de agosto, o ponteiro deixou sua marca nas redes europeias, com o gol sobre o Elche (1x2). Mas seu grande momento na excursão foi na disputa da Copa Joan Gamper. No dia 24 de agosto, 0x0 com o Barcelona, na estreia de Maradona. No dia 25, na final, vitória por 3x1 sobre o Manchester City, com Paulo César Maringá marcando o segundo gol colorado.

Entre setembro e outubro, Paulo César Maringá ficou de fora de seis partidas consecutivas. No Gre-Nal do dia 22 de outubro, começou no banco e subsituiu Sílvio. Sílvio tornou-se o novo titular, mas Paulo César Maringá entrava no time com frequência, como no jogo do título, em 28 de novembro, quando o Internacional venceu o Grêmio por 2x0, no Olímpico.

Em 1983, Paulo César Maringá disputou as duas primeiras partidas do campeonato brasileiro, mas logo voltou ao banco de reservas. Após a competição nacional, Paulo César Maringá ainda participou do Torneio Aplub e da excursão à América Central. Seu último jogo pelo Internacional ocorreu em 17 de maio de 1983, na vitória por 1x0 sobre a Seleção de El Salvador. Pouco depois ele foi negociado com o Atlético Paranaense.

Seus números no Internacional:
50 partidas
33 vitórias
12 empates
5 derrotas
7 gols marcados
Campeão gaúcho em 1982
Campeão da Copa Joan Gamper em 1982

Depois do Internacional, Paulo César Maringá jogou no Atlético PR (1983/1984), Náutico (1986/1987), Figueirense (1988) e Grêmio Maringá (1990).

Nenhum comentário:

Postar um comentário