Total de visualizações de página

domingo, 4 de junho de 2023

Nossos títulos - Campeonato Metropolitano Juvenil de 1966


Em 1966 o Campeonato Metropolitano Juvenil (categoria correspondente aos juniores atuais) contava com a participação das seguintes equipes:

Clube Esportivo AIMORÉ (São Leopoldo)
Esporte Clube CRUZEIRO (Porto Alegre)
GRÊMIO Football Porto Alegrense (Porto Alegre)
Sport Club INTERNACIONAL (Porto Alegre)
Atlético LANSUL futebol Clube (Esteio)
Esporte Clube SÃO JOSÉ (Porto Alegre)

O regulamento era simples. A competição teria dois turnos e o clube que somasse mais pontos seria o campeão.

A campanha colorada no 1º turno:

24/07 4x1 Aimoré - F
14/08 6x1 São José - C
04/09 3x0 Cruzeiro - C
25/09 4x1 Lansul - F
02/10 0x0 Grêmio - F

No Gre-Nal o Internacional jogou com Schneider; Jorge Guaracy, Nitota, Macau e Fernando; Salada e Tovar; José, Sérgio Galocha, Claudiomiro e João Carlos. Técnico: Abílio dos Reis.

O Grêmio jogou com Jair; Espinoza, Beto, Raupp e Zeca; Adílson e Julinho; Júlio César, Romualdo, Salazar e Ademir Ribeiro. Técnico: Francisco Neto.

A dupla Gre-Nal encerra o 1º turno empatada na liderança, com 9 pontos ganhos.

A campanha colorada no 2º turno:
30/10 8x1 Lansul - C
12/11 2x1 Cruzeiro - F
19/11 2x1 São José - F
04/12 5x0 Aimoré - C
17/12 0x0 Grêmio - C

No Gre-Nal o Internacional jogou com Schneider; Jorge Guaracy, Nitota, Macau e Fernando; Salada e Tovar; Ismael, Sérgio Galocha, Claudiomiro e João Carlos. Técnico: Abílio dos Reis.

O Grêmio jogou com Jair; Espinoza, Beto, Raupp e Zeca; Adílson e Julinho; Júlio César, Romualdo, Salazar e Ademir Ribeiro. Técnico: Francisco Neto.

Jogando em casa, o Internacional não conseguiu vencer o clássico, resultado que lhe daria o título. O empate deixou os dois clubes empatados também em pontos (18). Com isso foi necessário a realização de dois clássicos extras. Se um clube somasse 3 ou 4 pontos, seria campeão. Em caso de uma vitória para cada lado, independente do placar, seria disputada uma prorrogação após o segundo jogo.

Pelo sorteio realizado na sede da Federação, o primeiro jogo seria nos Eucaliptos e o segundo no Olímpico.

No dia 21 de dezembro de 1966 os dois clubes se enfrentaram nos Eucaliptos.

O Internacional, desde o início, tomou a iniciativa da partida, buscando a vitória. Segundo o Diário de Notícias de 22 de dezembro de 1966, "os tricolores, surpreendentemente se apresentaram apáticos, talvez sentindo o desamparo de sua torcida que foi a grande ausente no Estádio dos Eucaliptos". No 1º tempo o placar se manteve em branco. Mas logo aos 9' do 2º tempo, após cobrança de escanteio, Nitota cabeceou para as redes, e no risco da pequena área Claudiomiro complementou, mandando a bola para o fundo das redes. O Grêmio não mostrou forças para buscar o empate. Já encerrando-se o jogo, ocorreu uma falta na entrada da grande área gremista. Nitota cobrou forte, a barreira abriu e o goleiro Jair não conseguiu evitar o gol: Internacional 2x0, placar final.

O Internacional jogou com  Schneider; Jorge Guaracy, Nitota, Macau e Fernando; Salada e Tovar; Ismael, Sérgio Galocha, Claudiomiro e João Carlos. Técnico: Abílio dos Reis.

O Grêmio jogou com Jair; Espinoza, Beto, Raupp e Zeca; Adílson e Julinho; Júlio César, Romualdo, Souza (Salazar) e Ademir Ribeiro. Técnico: Francisco Neto.

No dia 23 de dezembro de 1966 ocorreu o jogo decisivo, no Olímpico.

O Internacional, jogando pelo regulamento, tratou de administrar a partida, pois o empate lhe dava o título. O Grêmio, mesmo jogando em casa, não demonstrou forças para vencer o jogo e levar a decisão para a prorrogação. O resultado de 0x0 deu o título ao Internacional.

O Internacional jogou com Schneider; Reginaldo, Nitota, Fernando e Jorge Guaracy; Salada e Tovar; Ismael, Sérgio Galocha, Claudiomiro e João Carlos. Técnico: Abílio dos Reis.

O Grêmio jogou com Jair; Espinoza, Beto, Raupp e Zeca; Adílson e Julinho; Júlio César, João Carlos, Romualdo e Ademir Ribeiro. Técnico: Francisco Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário