Total de visualizações de página

sábado, 19 de agosto de 2023

Jogadores do passado: Grant


Nelson Grant nasceu em 19 de agosto de 1906, em Canoas (RS). Na época do seu nascimento, Canoas ainda fazia parte do município de Gravataí.

Grant começou a jogar futebol em 1914, no Canoense, equipe do Instituto São José, de Canoas. Ingressou no 2º quadro colorado em 1924, e no mesmo ano estreou na equipe principal. Em 1º de junho de 1924 o Internacional enfrentou o São José, pelo campeonato municipal, na Chácara dos Eucaliptos. O titular Só não pode jogar e Grant entrou no time, na vitória por 1x0. O zagueiro ainda disputaria mais uma partida de campeonato e um amistoso, em 1924.

Em 1925 Grant tornou-se titular, após a saída de Honorino, que mudou-se para o Rio de Janeiro. Jogador rápido e de saltos acrobáticos, ao recuperar a bola Grant procurava passar para um companheiro, em vez de chutar para longe, e era criticado na imprensa por isso.

Na temporada de 1925 Grant envolveu-se em uma polêmica em torno do seu local de residência. Em 24 de maio ocorreu o Gre-Nal do 1º turno do campeonato, na Baixada, que terminou 3x3. O Grêmio recorreu, pedindo os pontos da partida, alegando que Grant nãop morava em Porto Alegre, e sim em Canoas. Na época o regulamento proibia a inscrição de atletas que morassem em outras cidades, pois seria um indício de profissionalismo. No dia 26 de maio a Associação Porto Alegrense de Desportos (APAD) resolveu cassar o ponto do Internacional, aceitando a argumentação gremista. Mas em 13 de junho o Conselho da APAD aceitou a justificativa colorada de que o atleta possuía casa nas duas cidades, mas sua atividade comercial era em Porto Alegre. A votação foi de 3x1 a favor do Internacional (Grêmio e Cruzeiro não compareceram à reunião). No final da temporada, apesar de invicto nos Gre-Nais, Grant não conseguiu o título, que ficou com o Grêmio.

Em 1926 novamente o título não veio, mas Grant foi convocado para a Seleção Gaúcha. Grant era, reconhecidamente, um dos melhores zagueiros do estado.

A temporada de 1927 seria diferente. No Gre-Nal do 1º turno do campeonato, em 8 de maio, apesar de Grant ter cometido um pênalti que resultou em gol gremista, o Internacional venceu por 3x2. No returno, em 12 de junho, nova vitória colorada: 3x1. Pouco depois o Internacional garantia o título municipal de 1927. No dia 7 de setembro, após vencer o Bagé por 3x1, o Colorado conquistava seu primeiro título gaúcho. Grant também seria convocado para a seleção estadual nesse ano.

Em 1928 o Internacional enfrentou uma grave crise política e econômica, que se refletiu nos resultados de campo. Grant se manteve titular, mas teve vários comapnheiros de zaga: Miro, França, Ulderico e Pontes. Também foi convocado para a Seleção Gaúcha, mesmo sem conquistar o título. Em 16 de setembro o Internacional bateu o Cruzeiro por 3x2, em um amistoso na Chácara dos Eucaliptos. O Colorado venceu por 3x2 e Grant fez sua despedida do clube. Em 1929, funcionário do Banco Pelotense, foi transferido da filial de Porto Alegre para a agência matriz, trocando o Internacional pelo Pelotas. Foi campeão gaúcho em 1930, com o Pelotas, derrotando o Grêmio na final.

Mas enquanto o Pelotas disputava o título estadual, no início de 1931, o Banco Pelotense foi à falência. Mesmo assim, Grant ainda continuou atuando pelo Pelotas na temporada de 1931.

No segundo semestre de 1932, de volta a Porto Alegre, Grant voltou a ingressar no Internacional. Em 10 de julho ocorreria o Gre-Nal do 1º turno e o zagueiro titular álvaro não poderia jogar. Assim, Grant foi a campo, mesmo estando a 9 meses sem jogar. O jogador sentiu a falta de jogo e o Colorado perdeu por 3x2. Grant chegou a atuar em algumas partidas do campeonato, mas Risada e Álvaro formavam a zaga titular. No último jogo do campeonato, em 30 de outubro de 1932, o Internacional enfrentou o Grêmio, nos Eucaliptos. Grant estava no banco de reservas, mas entrou no jogo, substituindo Miro. Mesmo assim o Grêmio venceu por 1x0 e conquistou o título municipal. O jornal A Federação assim definiu sua atuação: "nos minutos que jogou, demonstrou que ainda está em condições de jogar, faltando-lhe apenas treino". Mas essa foi a última partida de Grant.

Na década de 1930 o nome de Grant aparece na imprensa da capital associado ao Partido Riograndense Liberal, em Canoas.

Grant faleceu em Porto Alegre, em 4 de setembro de 1991.

Seus números no Internacional:
61 partidas
34 vitórias
9 empates
18 derrotas
Campeão gaúcho em 1927
Campeão municipal em 1927

Nenhum comentário:

Postar um comentário