Total de visualizações de página

domingo, 15 de outubro de 2023

Jogadores do passado: Silva


Eugênio Carlos Gonçalves da Silva nasceu em Jaguarão (RS), em 15 de outubro de 1962.

O zagueiro Silva começou a carreira profissional no Brasil de Pelotas, em 1980. No Gauchão de 1982 suas atuações chamaram a atenção da direção colorada. Encerrado o 2º turno do campeonato gaúcho, o Brasil ficou de fora do Hexagonal Final e o Internacional contratou Silva por empréstimo, por três meses.

Silva veio para ser reserva. A dupla de zaga colorada era formada por Mauro Pastor e Mauro Galvão. Mas logo no segundo jogo do Hexagonal, em 24 de outubro de 1982, Mauro Pastor lesionou-se e Silva entrou no time. O Internacional venceu o Novo Hamburgo por 2x1, no Beira-Rio.

Com a lesão de Mauro Pastor, Silva ganhou a titularidade ao lado de Mauro Galvão. O jogo seguinte, em 27 de outubro, foi contra o Esportivo, novamente no Beira-Rio. Um jogo difícil, em que o Colorado esteve sem seu técnico. Ernesto Guedes havia se ferido na mão com um tiro acidental, ao limpar seu revólver, dois dias antes. O técnico dos juniores, Abílo dos Reis, comandou o time. O Internacional venceu por 1x0 e Silva recebeu um cartão amarelo.

Sob o comando de Abílio dos Reis, e com Silva na equipe titular, o Colorado venceu o Internacional SM (1x0), o Grêmio (3x1) e o São Paulo de Rio Grande (3x0). Na volta do técnico Ernesto Guedes, em 14 de novembro, o Internacional empatou em 0x0 com o Novo Hamburgo, no Santa Rosa, abaixo de temporal. Era o primeiro jogo em que Silva não saia vitorioso do campo. No dia 17, novo empate fora de casa, 1x1 com o Esportivo, na última partida de Valdomiro pelo Colorado. No dia 21 de novembro o Colorado bateu o Internacional SM no Beira-Rio, por 3x1, garantindo a vantagem do empate no Gre-Nal da última rodada.

No Gre-Nal do dia 28 de novembro, Ernesto Guedes optou pela experiência de Mauro Pastor, já recuperado da lesão. Mesmo assim, após o Internacional já estar vencendo por 2x0, o técnico colocou Silva no time, no lugar de Ruben Paz, para ajudar a segurar o resultado. Com a vitória o Internacional sagrou-se bicampeão gaúcho.

Silva não disputou o amistoso contra o Cascavel, primeira partida em que ficou de fora da equipe depois de sua estreia. Mas em 9 de dezembro participou do empate em 1x1 com o Vasco da Gama, no Beira-Rio, entrando no time no lugar de Cléo, e depois em 12 de dezembro, em São Januário, na vitória de 3x1 sobre o mesmo Vasco. Nessa partida ele entrou no time no lugar de André Luiz. Esse foi o último jogo de Silva pelo Internacional. O Colorado não aceitou pagar o valor pedido pelo Brasil para a contratação definitiva de Silva.

Depois da passagem pelo Internacional, Silva jogou no Cruzeiro MG (1983), Brasil de Pelotas (1983/1986), Criciúma (1986/1988), Blumenau (1989), Santa Cruz RS (1990), Brasil de Pelotas (1990), São Paulo de Rio Grande (1991) e Brasil de Pelotas (1991/1995). Participou das grandes campanhas do Xavante nos campeonatos gaúchos de 1983 e 1984 e no campeonato brasileiro de 1985.

Seus números no Internacional:
11 partidas
8 vitórias
3 empates
Campeão gaúcho em 1982

Nenhum comentário:

Postar um comentário