Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Clube do Povo!


No dia em que o Sport Club Internacional completava 50 anos de história, o Correio do Povo publicou o seguinte texto:

"Fundado em 1909, quando o futebol recém engatinhava entre nós, por um grupo de idealistas, a quem hoje, diante da obra que empreenderam, já se pode chamar de visionários, dois ou três anos após já gozava de popularidade e prestígio a rivalizarem com os do Grêmio e Porto Alegre, fundados seis anos antes.

Mas o grande surto de progresso surgiu, mesmo, depois de 1920. A cor encarnada representava, naqueles tempos, o símbolo da luta contra o despotismo e a tirania. E, misturando política com futebol, a mocidade aderia, aos borbotões, ao clube que reluzia ao sol, nas tardes de jogos, uma camisa da mais pura cor de sangue.

Desde aí a imensa popularidade do Internacional.

Mas essa popularidade ainda subiria alguns degraus, quando o clube da camisa vermelha se tornasse, em nosso meio, a mais pujante entidade esportiva a lutar contra o preconceito de cor. Ganhou, então, um novo apelido: 'Clube dos Negrinhos' - o qual evoluiu, rapidamente, para 'Clube do Povo', com o qual é conhecido em nossos dias, num justo preito à sua condição de agremiação essencialmente popular, a ter sua grande força nas camadas mais humildes da população gaúcha."

Uns dias antes, na edição de 01.04.1959, o mesmo jornal já havia publicado o discurso de Fernando Schneider, no ato que abriu as comemorações do Cinquentenário colorado. Desse discurso, vale ressaltar:

"(...) é, igualmente, o Internacional do negrinho moleque e maltrapilho e do banqueiro austero e circunspecto, do colono alemão e italiano, trabalhador da serra e das missões, é do gaúcho altaneiro e indomável perdido nas quebradas das coxilhas do Rio Grande, é o Internacional do Charuto e de Ildo Meneghetti - é o Internacional de sempre o Clube do Povo, ontologicamente considerado, como símbolo de uma grande alma coletiva, formada da maior parcela do nosso organismo social (...)"

A foto publicada no início do texto é de Telmo Curcio, copiada do site oficial do Sport Club Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário