Total de visualizações de página

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

O fim de uma era

04.12.1949

Há exatos 64 anos Tesourinha disputava sua última partida pelo Internacional. Era o fim de uma era, que havia começado dez anos antes. Nesse período, Tesourinha venceu 8 campeonatos municipais e estaduais, foi eleito o melhor ponteiro-direito da América do Sul, o "Melhoral dos Cracks" do Brasil, e foi campeão sul-americano pela seleção brasileira, além de ser figura certa na Copa do Mundo de 1950.

A partida de despedida foi um tanto melancólica. O Colorado disputou um amistoso com o Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul. Com um time recheado de reservas, o Internacional empatou em 1x1. Amaro marcou para o Santa Cruz. Herculano, que entrou no time no lugar de Ghizzoni, fez o gol colorado.

Escalações:
IN: Ewerton; Nena e Ilmo; Vianna, Raul Díaz e Ruaro; Tesourinha, Ghizzoni (Herculano), Adãozinho, Malinho e Brusco
SC: Júlio; Fogareiro e Edi; Tesoura, Bibi e Geraldo; Nico, Nelsinho, Amaro, Joãozinho e Dreher

Dias depois desta partida, Tesourinha foi negociado com o Vasco da Gama. No Rio de Janeiro ganhou títulos, mas uma lesão no joelho o tirou da Copa do Mundo. Em 1952 voltaria ao sul, para tornar-se o primeiro negro a jogar no Grêmio, não sem resistência de sócios e torcedores do clube. Em 1954 transferiu-se para o pequeno Nacional, onde encerrou a carreira em 1957.

Nenhum comentário:

Postar um comentário