Total de visualizações de página

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Churrasco do Povo Colorado

Uma nação é formada por um conjunto de pessoas com costumes, tradições e hábitos comuns, formando um povo.

Assim, a nação colorada forma um povo.

Mas povo também significa a parte mais desfavorecida, economicamente, de uma nação. Esse conceito de povo existe desde a Roma Antiga. E a nação colorada, que forma um povo, em sentido mais geral, também possui seu povo, em sentido mais social. E esse povo vem sendo, nos últimos anos, afastado do Beira-Rio.

Nenhuma nação sobrevive sem povo, seja no sentido geral, seja no sentido restrito. E essa política de excluir o povo, se mantida inalterada, levará à extinção da nação colorada.

Mas o povo colorado não se rende. Desprezado e escorraçado pelas direções mais recentes, continua identificado com o clube, e reage a cada chamamento para defender seus direitos! Foi assim no último domingo, quando milhares de colorados invadiram o Parque Marinha do Brasil e realizaram o Churrasco do Povo Colorado. Curiosamente, um evento dessa magnitude não mereceu uma linha no site do clube.

Fotos do evento:











3 comentários:

  1. Carta ao Sport Club Internacional.

    Caro Sport Club Internacional, meu nome é João, sou humilde e vivo com uma pequena aposentadoria do INSS, eu era um jovem cheio de vida e sonhos, nos anos 60, quando tu me convocaste pela primeira vez.

    E lá fui eu, as vezes furtando tijolos nas obras de Porto Alegre, as vezes juntando moedas pra comprar sacos de cimento, eu jamais deixaria de atender uma convocação do meu clube do coração.

    Em 1969, finalmente, nosso maior sonho se tornou realidade, nosso GIGANTE estava lá, emergido sob as águas, o fruto do trabalho de muitos, estava de pé, e eu estava lá, participei daquilo, ajudei a tornar realidade, ainda que anonimamente, eu era somente mais um.

    Nos anos 70, quando o Sport Club Internacional colocou o Rio Grande do Sul no mapa do futebol, eu também estava lá, radiante e orgulhoso.

    Vieram os anos 80, década difícil, nenhum título de expressão, mas eu estava lá, jamais abandonaria meu clube.

    Então vieram os malfadados anos 90, época horrorosa, ganhamos a Copa do Brasil de 1992, e depois foram só tristezas, eu , como sempre, presente no meu lugar cativo da coréia, cansei de voltar pra casa sem voz e com hematomas causados pela Brigada Militar, quando ia apenas reivindicar melhorias pro nosso time, no antigo portão 8, mesmo assim, jamais te abandonei.

    Comemorei feito um louco o título do Gauchão, naquela segunda feira de portões abertos contra o Veranópolis, sofri com os 3 quase rebaixamentos, e na década de 2000 vi meu time ganhar tudo, vi as Américas e o Mundo serem pintados de VERMELHO.

    Hoje, dia 19/03/2014, com o estádio que eu ajudei a construir prestes a ser reinaugurado oficialmente, já estou velho e cansado, com minha pequena aposentadoria, não terei condições de conhecer nossa casa remodelada e modernizada, logo eu, que jamais te abandonei.

    Já me deixaram de fora da festa de reinauguração, só o que peço, é que eu possa assistir a alguns jogos, e assim, finalmente, poder descansar feliz.

    Por favor, Sport Club Internacional, não abandone quem nunca te abandonou.

    Texto de Thyago Tevez, mas que poderia ter sido assinado por muitos torcedores colorados.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Professor Raul, só pra avisar que não abandonei a causa, recebi um contato essa semana, que quer me alistar em um movimento Nacional contra a elitização do futebol em geral, vou ver qual é, marquei com eles uma conversa pra depois da Páscoa. Enquanto isso, sigo sem pisar nesse shopping do Luigi, sei que o dia que eu entrar lá, sairei com um gosto amargo de me sentir um estranho, em um lugar que já considerei minha casa, abração.

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto, Tevez! Vou postar no blog, para ficar mais destacado.

    E, pelas imagens que tenho visto, compartilho tua sensação de temer me sentir um estranho no Beira-Rio.

    O movimento é a Frente Nacional de Torcedores? Conheço o presidente, o João. É gente boa, apesar de gremista. :)

    ResponderExcluir