Total de visualizações de página

domingo, 4 de maio de 2014

HISTÓRIA - Ano a Ano - 1912

As mesmas 5 equipes do ano anterior disputaram o campeonato municipal: Internacional, Grêmio, Fussball, 7 de Setembro e Nacional.

O Colorado fez sua primeira partida na temporada já valendo pelo campeonato. Venceu o Nacional por 7x0, e nessa partida, pela primeira vez na história, o Internacional foi beneficiado por um gol contra: Frolich, do Nacional, acertou suas próprias redes aos 33' do 2º tempo, fechando a goleada. No 1º turno da competição o Colorado venceu 3 partidas e perdeu uma.

No final do 1º turno, o Internacional excursionou a Pelotas, enfrentando União (6x0) e Pelotas (1x2). A vitória sobre o União deu ao clube seu primeiro troféu, uma taça comemorativa do centenário de Pelotas.

Em 18.08.1912, em jogo válido pelo campeonato, ocorreu um incidente entre atletas do Fussball e do 7 de Setembro, ao final do 1º tempo, e o segundo clube abandonou o campo antes do término da partida. O Fussball decidiu se retirar da Liga, mas sua saída não foi aceita pelos demais clubes. A Liga decidiu manter o resultado da partida e multar o 7 de Setembro em 100$000 por ter abandonado o campo. O clube, em assembléia geral realizada a 23.08.1912, resolveu desfiliar-se da Liga, retirando-se do campeonato. O Fussball também acabou por abandonar a competição. O Correio do Povo considerava que um dos motivos causadores do incidente eram os "torcedores extremados que se abeiram do recinto do ground, e dahi intervêm, com ditos impróprios, dirigidos aos footballers pertencentes ao club seu desaffeiçoado".

Em 11.08.1912, pelo 2º turno, o Internacional conquistou a maior goleada de sua história: 16x0 no Nacional. Marcaram para o Colorado Vares (4), Galvão (4), Pedro Chaves (3), Túlio (3), Kluwe e Scabillon. Este último era um zagueiro uruguaio que estreava na equipe. No ano seguinte, Scabillon foi jogar em Bagé, e acabou assassinado por outro jogador, em uma briga de rua.

No 2º turno, o Internacional venceu por WO os dois desistentes, além de trucidar o Nacional. No Gre-Nal, o Colorado saiu na frente, mas cedeu a virada, que deu o título ao Grêmio. No campeonato de 2ºs quadros o Internacional foi campeão, após ganhar o Gre-Nal extra por 6x1, conquistando a Taça 12 de Abril.

Competições disputadas:
Campeonato municipal - vice-campeão

Nenhum comentário:

Postar um comentário