Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de maio de 2014

O Povo do Clube em Rio Grande

No sábado passado (17 de maio), o Povo do Clube esteve em Rio Grande, sendo recepcionado por cerca de 40 sócios colorados.

Após um churrasco de confraternização (que avançou para além do horário do evento), ocorreu a palestra sobre as origens populares do Sport Club Internacional, e a apresentação das propostas do Povo do Clube para evitar a elitização do Beira-Rio e da torcida colorada. Nossas propostas foram bem recebidas pelos colorados riograndinos, que também colaboraram com importantes informações sobre as dificuldades enfrentadas pelos sócios do interior, e o que eles gostariam que o clube lhes oferecesse.

E dessa troca de ideias, e do debate com os setores da torcida com maior compromisso social, certamente nascerá uma alternativa clara e concreta para fazer frente ao projeto elitista que vem sendo implementado pela atual direção.

Afinal, o Colorado é, e vai continuar sendo o CLUBE DO POVO!






2 comentários:

  1. Raul, grande historiador colorado!

    Precisava de uma dica.
    Como consigo pesquisar informações sobre quando e como iniciaram a divisão das torcidas no Brasil. Até onde eu sei, no inicio era sempre misto.

    Att,
    Artur Bernardo Koefender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Artur, desculpe a demora em responder, o blog ficou quase um ano parado, estou retomando agora a tarefa de escrever aqui.

      Um bom lugar para pesquisar esse tema é a coleção de periódicos da Biblioteca Nacional (http://memoria.bn.br/hdb/periodico.aspx). Para o RS só existem informações até 1937, mas os jornais cariocas e paulistas chegam até bem depois.

      Sobre o caso carioca, uns textos interessantes:
      http://globoesporte.globo.com/platb/memoriaec/2013/07/19/a-historia-dos-lados-das-torcidas-no-maracana/
      http://www.netvasco.com.br/n/131682/segundo-aida-de-almeida-fundadora-da-tov-separacao-das-torcidas-no-maracana-comecou-num-vasco-x-urubu-em-1950
      http://livroanacao.blogspot.com.br/2012/01/historia-das-torcidas-organizadas.html

      Excluir