Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

A participação feminina no Internacional em 1914



 
Em 8 de novembro de 1914, a Liga de Foot-Ball Porto Alegrense encerrava sua temporada de forma oficial.

Durante a tarde, na Chácara dos Eucaliptos, além de várias provas esportivas, foram disputados dois amistosos entre os filiados da entidade: Internacional 6x0 Colombo e Cruzeiro 4x0 São Paulo. A noite, no Palacete Rocco, foram entregues os troféus conquistados pelos clubes, durante a temporada. O Internacional recebeu as taças Campeonato de 1913, Campeonato de 1914, 12 de Abril, Caixeiral e Bronze Amparadora. O Colombo recebeu a taça Metropolitana e o Cruzeiro recebeu a taça Municipal.

Todas as taças foram entregues por senhoritas representantes dos clubes. Mas as duas representantes coloradas discursaram ao entregarem os troféus.

Discurso de Nieta Moura e Silva, ao entregar as taças dos campeonatos de 1913 e 1914:

"Excelentíssimas senhoras, meus senhores:

Apreciadora entusiasta do esporte do futebol, foi com verdadeiro desvanecimento que aceitei o gentil convite da Liga de Football Porto-Alegrense para fazer a entrega da taça do campeonato de 1914 ao valoroso 1º team do Sport Club Internacional.

Acanha-me sobremaneira a carência de preparo intelectual, pois quisera cantar um hino de louvor à distinta e aguerrida sociedade que tem sabido conservar bem alto a fama que justamente goza, de primus inter pares, mas, atendendo à minha apoucada inteligência e natural timidez ouso esperar da benevolência de tão seleta reunião e peço-me acompanhar na saudação ao valente Sport Club Internacional."

Mas o melhor discurso viria depois, com Laurita Borralho, que fez a entrega da Taça 12 de Abril, referente ao campeonato de 2ºs quadros.

"Internacionalista de coração, constituiu para mim motivo de justificado orgulho e natural desvanecimento a incumbência agradável e honrada de receber da Liga de Football Porto Alegrense o prêmio conquistado pelo invencível 2º team do Sport Club Internacional no campeonato de 914.

Ao passar esse troféu às mãos da diretoria do campeão porto alegrense, lastimo não poder traduzir o meu entusiasmo em frases imaginosas, por não tê-las ao alcance da minha fraca inteligência. No entretanto, eu penso compensar com sobras essa dificuldade, dizendo que para a conquista deste prêmio, a par do valor e denodo dos jogadores que o conseguiram, houve também o meu esforço e o meu estímulo que foram os meus votos e as minhas palmas. Viva o Internacional!"






Nenhum comentário:

Postar um comentário