Total de visualizações de página

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Uma crônica do Gre-Nal 12

 

O Gre-Nal 12 ocorreu em 20 de julho de 1919, e ficou marcado pelo retorno de Carlos Kluwe aos gramados, após quatro anos. Quem quiser saber sobre a história do clássico, eu conto ela aqui: https://futeboloutrahistoria.blogspot.com/2020/07/um-classico-internacional-2x0-gremio.html.

Mas agora vou reproduzir uma crônica bem-humorada sobre o clássico, publicada na revista Máscara de 26 de julho de 1919:


TORCEDORES DE AMBOS OS SEXOS


No domingo passado, fui assistir ao match de foot-ball entre o Gremio e o Internacional, dois clubs que contam numerosas sympathias entre os nossos sportmen.

Quando cheguei ao ground, estava recem-iniciada a disputa dos 2os. teams e já a assistencia torcia desesperadamente. Devo dizer que tenho visto torcer já de diversas maneiras, mas, confesso que domingo testemunhei torceduras ineditas.

Quedei-me a contemplar as nossas gentis patricias, que, com sua presença, animavam a pugna e considerei, ser o rejuvenesecimento de nossa raça facto. Felizmente não houve o chamado jogo-bruto, o que me alegrou bastante, pois vem contrariar essa affirmação, geralmente feita aos nossos ouvidos, em todos os matches: Que foot-ball de verdade, só sabem jogar os paulistas!

No jogo dos 1os. teams, encontrei o meu amigo Jeremias, no centro de numeroso bando de torcedoras. Cheguei-me a elle, a fim de ouvir alguma de suas já famosas blagues e depois dos cumprimentos habituaes eis o que me diz: - acabo de descobrir uma nova industria. No proximo match, trarei um molho de pequenas barras de ferro, para as distribuir pela assistencia, e finda a pugna, mandarei recolher as barras que nas mãos dos espectadores ficarão transformadas em... parafusos. Ideias como esta, só minhas!

Sim, eu estava de accordo, semelhante disparate, só do cerebro de Jeremias.

Entretanto, o match continuava e verifiquei que o meu amigo torcia tambem; o que achei deveras extraordinario, pois estando, no meio de torcedoras dos dois clubs e sendo seu habito nunca contrariar as mulheres, como poderia agradar ao mesmo tempo as gremistas e internacionalistas; por isso o interroguei:

- Desvia um pouco a tua attenção, meu amigo, e dize-me, porque club estás torcendo?

Houve um movimento de curiosidade, por parte das senhorinhas ali presentes e Jeremias, imperturbavel, me responde:

- Não estou torcendo pelo Gremio, nem tão pouco pelo Internacional. Hoje, aqui, sou imparcial e por isso estou torcendo pelo... referée.


Luil




Nenhum comentário:

Postar um comentário