Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Um clássico - Internacional 1x0 Grêmio - 07/10/1979


Dia 7 de outubro de 1979. No Beira-Rio, enfrentavam-se Internacional e Grêmio. O Internacional havia disputado três partidas e somava cinco pontos (0x0 Atlético PR, 2x1 Santa Cruz e 1x0 Figueirense). O Grêmio havia jogado quatro vezes e tinha sete pontos (4x1 Coritiba, 4x0 Sport, 0x0 Rio Branco e 3x0 Operário MS).

O Grêmio, depois da conquista do campeonato gaúcho, estava com um astral elevado, sonhando com a conquista do campeonato brasileiro. E o início da competição nacional dava motivos para sua torcida sonhar. A confiança era tanta que o técnico Orlando Fantôni ganhou férias, depois do título gaúcho, e o time vinha sendo comandado no Brasileiro pelo preparador físico Ithon Fritzen.

Um pouco mais de 35 mil pessoas compareceram ao Beira-Rio, naquele domingo. A torcida colorada estava um pouco ressabiada com o 3º lugar no estadual e com o fato do rival estar invicto a 34 partidas. A direção colorada também colaborou para afugentar o público, ao duplicar o valor do ingresso da Coreia. Também foram vendidos, por engano, ingressos de um clássico de 1977, e quem os comprou foi barrado na entrada, até se esclarecer a situação.

Com a bola rolando, os dois times começaram se estudando. Mas aos poucos o Internacional foi controlando as ações. No início do segundo tempo, o Grêmio tentou pressionar o Colorado, mas a partir dos 20' o Internacional tinha o controle da partida novamente. E foi o Colorado que criou algumas boas chances, com Cláudio Mineiro chutando forte e a bola batendo no peito de Manga, e depois Jair cobrando falta e obrigando o goleiro a fazer grande defesa.

O juiz José Favilli Neto também favoreceu o adversário, ao deixar de marcar um pênalti favorável ao Internacional e anular um gol legal colorado. E não é opinião de torcedor colorado, é do carioca Jornal do Brasil.

Tudo parecia se encaminha para um empate quando, aos 43' do 2º tempo, ocorreu uma falta para o Internacional, na frente da área gremista. Falcão ameaçou bater direto, mas apenas rolou para o lado, na direção de Jair. A barreira pulou, esperando a cobrança direta, e Jair chutou forte, por entre as falhas da barreira. A bola pegou um efeito e entrou no canto, vencendo o "fenômeno" Manga. Internacional 1x0!



Sem tempo para reagir, o Grêmio teve que se conformar com a derrota. A vitória alavancou o caminho do Internacional rumo ao tri invicto, e plantou a semente da crise no Tricolor. As férias de Orlando Fantôni foram canceladas e jogadores considerados dispensáveis foram reavaliados. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário