Total de visualizações de página

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

NOSSOS TÍTULOS - Campeonato Gaúcho de 1948


O Internacional encerrou sua participação no campeonato municipal de 1948 no dia 17/10, ao golear o Grêmio por 7x0, na Baixada. Bicampeão municipal, estreou no campeonato estadual no final de semana seguinte.

No dia 24/10 o Colorado estreava frente ao Riograndense de Rio Grande, no Passo da Areia. E aos 18', um susto: Galego passou para Quida, que aproveitando-se da confusão entre Ilmo e Ivo (zagueiro e goleiro colorados), chutou para as redes. Aos 31', Carlitos passou para Ghizzoni empatar. E aos 33', Tesourinha entortou a defesa adversária a dribles, antes de marcar. Mas aos 38' Quida empatou, de cabeça. Finalmente, aos 43', Tesourinha passou para Ghizzoni deixar o Internacional na frente de novo. O 1º tempo terminou com o placar de Internacional 3x2 Riograndense. No 2º tempo, o jogo seria diferente. Logo aos 11', o zagueiro Rui tentou afastar um ataque colorado e jogou a bola nos pés de Carlitos, que marcou mais um. Aos 21', Tesourinha cobrou escanteio e Ghizzoni cabeceou para as redes. Aos 38', Ghizzoni fez mais um gol. E aos 44', Carlitos, livre em frente ao goleiro, não foi fominha e tocou para o lado, deixando Tesourinha fechar o placar com uma bomba: INTERNACIONAL 7x2 Riograndense RG.
IN: Ivo; Nena e Ilmo; Alpheu, Vianna e Abigail; Tesourinha, Ghizzoni, Villalba, Roberto e Carlitos

No dia 29/10 o adversário foi o Floriano, que havia eliminado o Guarany de Bagé. A partida ocorreu no estádio da Montanha. E logo aos 16', Ghizzoni invadiu a área e chutou forte. A bola ainda desviu no zagueiro Zulfe antes de entrar nas redes. Aos 27', porém, Alpheu falhou e a bola sobrou para Álvaro empatar (algumas fontes dão o gol para Bardu). O 1º tempo terminou em 1x1. Mas aos 15' do 2º tempo, Villalba passou para Carlitos, que chutou forte para marcar. Aos 39', Leônidas cobrou escanteio e Roberto fez mais um gol colorado. INTERNACIONAL 3x1 Floriano.
IN: Ivo; Nena e Maravilha; Alpheu, Vianna e Abigail; Leônidas, Ghizzoni, Villalba, Roberto e Carlitos

O adversário colorado na final seria o Grêmio Santanense, que havia eliminado o Brasil de Pelotas e o Cachoeira. E o título seria disputado em duas partidas. A primeira partida decisiva ocorreu em 01/11, no estádio Tiradentes. Logo aos 17', Vianna lançou Leônidas, que invadiu a área em velocidade e, quando todos esperavam o chute, rolou para Villalba marcar. Mas aos 23', Cordeirinho passou para Ari, que lançou Fiorelli, dentro da área. O jogador santanense chutou forte, no canto, empatando a partida. Aos 32', o juiz marcou pênalti para o Internacional. Carlitos cobrou mas chutou para fora. Aos 43', porém, Roberto passou para Ghizzoni, na entrada da área. O jogador uruguaio estava de costas para o gol, mas de virada acertou o canto, colocando o Colorado em vantagem. No 2º tempo a partida foi monótona e não teve gols. INTERNACIONAL 2x1 Santanense.
IN: Ivo; Nena e Maravilha; Alpheu, Vianna e Abigail; Leônidas, Ghizzoni, Villalba, Roberto e Carlitos

No dia 04/11 disputou-se a segunda partida da final do campeonato gaúcho, no estádio da Montanha. Não existia desempate por saldo de gols, assim, se o Santanense vencesse, seria disputada uma prorrogação para definir o campeão. Se o resultado fosse empate ou vitória colorada, o título seria do Internacional. E o Colorado resolveu decidir tudo cedo. Aos 15', Carlitos cobrou escanteio e Roberto mandou a bola para as redes. Aos 20', Carlitos e Villalba trocam passes e o argentino completa chutando forte para o fundo das redes. Aos 35', Villalba voltou a marcar, e a 1ª etapa terminou Internacional 3x0 Santanense. No 2º tempo, aos 25', Davi atrasou mal para o goleiro Sales, Roberto antecipou-se e tocou para as redes. E aos 28', Carlitos recebeu passe da direita e chutou para fechar o placar. INTERNACIONAL 5x0 Santanense. Colorado bicampeão gaúcho!
IN: Ivo; Nena e Maravilha; Alpheu, Vianna e Abigail; Tesourinha (Ghizzoni), Leônidas, Villalba, Roberto e Carlitos

E para quem acha que imprensa criando crise é coisa dos dias atuais, veja essa notícia publicada no Jornal do Dia, na data da partida decisiva do campeonato estadual:

A notícia insinuava que o Internacional pretendia trocar seu técnico argentino, Carlos Volante, por Otto Pedro Bumbell, que já havia trabalhado no Grêmio. Volante, no mesmo dia da matéria, sagrou-se bicampeão gaúcho. Ainda conquistaria o Torneio ACEPA, um campeonato extra disputado em novembro e dezembro. Somente no final de dezembro, durante uma excursão ao Rio de Janeiro, Carlos Volante pediu para sr liberado para ficar na capital federal. E em 1949 seu substituto foi o uruguaio Félix Magno.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário