Origem da foto: https://1909emcores.blogspot.com/
José Centeno de Oliveira nasceu em lajeado, em 7 de março de 1932. Era filho de Heitor Alves de Oliveira e Palmira Centeno de Oliveira.
No mundo do futebol ele ficaria conhecido como Nique, atacante que começou a jogar futebol no São José de Lajeado, em 1948. No ano seguinte ele ingressou no Lajeadense.
Em 1951 Nique foi contratado pelo Internacional. Sua estreia ocorreu em 7 de abril de 1951, quando o Internacional enfrentou o Flamengo em um amistoso, no Maracanã. o Colorado perdeu por 6x3 e Nique entrou no time durante o jogo, substituindo Mujica.
Nique era ponteiro-esquerdo, e o Colorado tinha Carlitos e Canhotinho na função. Assim Nique só receberia outra chance em 23 de setembro. Canhotinho havia sido deslocado para a direita, e no jogo anterior Carlitos se aposentou. E Nique aproveitou a chance: o Colorado venceu o Corinthians de Porto Alegre por 5x1 e Nique fez o terceiro gol.
Titular no restante da temporada de 1951, foi campeão municipal e estadual. Em 1952, porém, voltou ao banco. Luizinho foi contratado para a ponta-direita e Canhotinho assumiu a esquerda. Mas Nique atuou em várias partidas, substituindo Canhotinho, e até foi titular na primeira partida da decisão do campeonato gaúcho, contra o Brasil de Pelotas, e marcou o primeiro gol da vitória por 2x0. Nique ainda jogaria um amistoso em 20 de janeiro de 1953, quando o Colorado bateu o Combinado União Serrano-Esportivo por 4x2. Pouco depois ele se transferiu para o Sá Viana de Uruguaiana, onde jogaria até encerrar a carreira, em 1965.
Na sua aventura uruguaianense, casou com Alvecelina Marcanth de Oliveira. O casal teve duas filhas: Maria Lina e Denise. Depois de encerrar a carreira, foi trabalhr no Banco do Brasil, onde aposentou-se como auditor. Pela carreira sem punições, recebeu o Troféu Belfort Duarte. Nique faleceu em 26 de dezembro de 2000, no Hospital Mãe de Deus, de infarto agudo do miocárdio.
Seus números no Internacional:
23 partidas
14 vitórias
5 empates
4 derrotas
6 gols marcados
Campeão gaúcho em 1951 e 1952
Campeão municipal em 1951 e 1952
Campeão do Torneio Extra em 1952

Nenhum comentário:
Postar um comentário