Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

A representação do Internacional em charges

 O Internacional já foi representado de diversas formas em charges divulgadas na imprensa esportiva. Acompanhemos a evolução da forma como o clube foi representado.

Uma das primeiras representações coloradas na imprensa aparece no carioca Jornal dos Sports, em junho de 1945. O clube, que foi ao Rio de Janeiro enfrentar o Flamengo, foi representado por um gaúcho.



Em 1946 o chargista Pompeo criou Doutor Marmita, para representar o Internacional, em charges que falariam sobre o campeonato da cidade, publicadas no Jornal do Dia, na temporada seguinte. O caráter popular da torcida colorada e sua forte presença na comunidade negra já começava a ser demonstrado na charge.

Também em 1947, o Internacional aparece representado como um diabinho, em referência ao apelido "diabos-rubros" pelo qual o clube era chamado, em charges de Sampaio (irmão de SamPaulo), publicadas no Diário de Notícias.


No início dos anos 1950, Sampaio começou a representar o Internacional como um torcedor negro, como pode ser visto nessas charges relacionadas ao campeonato de 1954.




O chargista Alberto, do Jornal do Dia, criou um personagem baseado na visão preconceituosa e racista de um guerreiro africano, como se pode ver em charges de 1957 e 1961.

Nos anos 1950, Sampaulo começa a representar o clube por um torcedor negro, que seria sua marca registrada nos anos seguintes.
1955
1961
1969
1990

Xico Stockinger, chargista da Folha Esportiva, também usa um torcedor negro para representar o Internacional, em 1961.

O chargista Marco Aurélio também adotou um torcedor negro para representar o Internacional, como nessas charges de 1987.

E, claro, a versão mais conhecida, o mascote colorado, o Saci, em charge de Ziraldo.


OBS: Agradecimentos a Maria Lúcia Sampaio, filha do Sampaio e sobrinha do SamPaulo, pelas correções e charges fornecidas.

Para conhecer mais sobre a obra desses dois grandes chargistas colorados, recomendo:






6 comentários:

  1. Muuuuuuuuuuito obrigada e um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Queria agradecer por ter postado esta charge, de 61, do Neguinho tirando a faixa do Mosqueteiro ! Eu tinha ela desde os meus 13 anos, a uns 2 anos, pensando que eu tinha escaneado, a rasguei. Quase 60 anos, a tinha dentro de um livro. Agora vou copiar, e colocar no meu álbum de de fotos do Inter !

    ResponderExcluir
  3. Eu Aldecy Mendes de Vargas, 72 anos de Capela de Santana, Que escrevi sobre a charge de 61, Obrigado !

    ResponderExcluir
  4. Sobre o Hexa, pior que eles conseguiram, nos anos seguintes ! Foi ruim, a minha adolescência, até 68 !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anos 1960 devem ter sido difíceis para nós colorados. Depois de um começo promissor, veio a melhor sequência deles em estaduais.

      Excluir