Total de visualizações de página

domingo, 1 de janeiro de 2023

Jogadores do passado: Luiz Fernando Paulista


Luiz Fernando Abichabki nasceu em São José do Rio Pardo (SP), em 1º de janeiro de 1961.

Luiz Fernando começou a jogar futebol como meia, no Guarani, em 1979. Em 1981 ele chegou ao Corinthians. Suas boas atuações chegaram a levar Sócrates a apontá-lo como seu sucessor natural. Como reserva de Sócrates, Luiz Fernando foi bicampeão paulista, em 1982 e 1983.

Em setembro de 1984, buscando reforçar seu grupo que disputava o campeonato estadual, o Internacional conseguiu o empréstimo de Luiz Fernando, junto ao Corinthians. Chegando em Porto Alegre em 19 de setembro, chegou a ser cotado para estrear no Gre-Nal do dia 23, mas sua estreia só aconteceu em 27 de setembro, no estádio da Montanha, em Bento Gonçalves. Luiz Fernando começou no banco e entrou no time no lugar de Mílton Cruz. O Internacional venceu por 2x0.

No jogo seguinte o Internacional enfrentaria o Brasil de Pelotas, no Beira-Rio. Com a lesão de Mílton Cruz, Luiz Fernando começou como titular e o Colorado venceu por 3x0. Ganhando a titularidade, Luiz Fernando Paulista jogou contra Bagé (2x0), Novo Hamburgo (0x0), São Borja (3x0) e Internacional SM (3x1). Nessa última partida Luiz Fernando marcou um gol. Na partida seguinte, em 17 de outubro, o Internacional empatou em 0x0 com o Juventude e Luiz Fernando saiu lesionado. Nessa partida o Internacional compleou 39 partidas invicto, seu novo recorde. Na partida seguinte, sem Luiz Fernando, o Internacional perdeu para o Santa Cruz por 2x1. Luiz Fernando, que teve que engessar o pé, ficaria de fora de mais seis partidas.

Luiz Fernando voltou a jogar em 14 de novembro, na segunda rodada do Hexagonal Final. No Beira-Rio, o Internacional venceu o Pelotas por 4x0. O meia começou no banco depois ingressou no time no lugar de Silvinho. No jogo seguinte, Luiz Fernando ficou de fora, mas voltou como titular em 25 de novembro, no Gre-Nal do Beira-Rio. O Internacional venceu por 2x0. No jogo seguinte, um tropeço: derrota de 2x1 para o Novo Hamburgo. E no dia 29 de novembro, Luiz Fernando teve participação decisiva em um resultado importante. Na Boca do Lobo o Internacional perdia para o Pelotas por 1x0, ficando em situação incômoda no campeonato. Mas aos 34' do 2º tempo Luiz Fernando empatou o jogo, e em 6 minutos Kita e Ruben Paz viraram o jogo para 3x1. Nos jogos seguintes, o Internacional encaminhou o título gaúcho vencendo Juventude (1x0) e Novo Hamburgo (3x1). Nesse último jogo Luiz Fernando marcou um gol.

Na penúltima rodada do campeonato, o Internacional enfrentava o Brasil de Pelotas, no Beira-Rio. Uma vitória e o Colorado seria campeão gaúcho cum uma rodada de antecipação. Em uma partida surpreendente, o Internacional foi derrotado por 1x0. Mas no mesmo horário o Grêmio perdia por 3x0 para o Novo Hamburgo, no estádio Santa Rosa. O Colorado era tetracampeão gaúcho. No dia 13 de dezembro o Internacional empatou em 1x1 com o Grêmio no Olímpico, encerrando a temporada. Luiz Fernando comemorava a melhor fase de sua carreira.

Estava tudo encaminhado para a renovação do empréstimo de Luiz Fernando até julho de 1985. 

Mas em 20 de dezembro surgiu a notícia de que o Grêmio, negociando a venda de De Leon para o Corinthians, pretendia receber Luiz Fernando como parte do pagamento.

Mesmo assim, em 5 de janeiro de 1985 parecia tudo encaminhado para a permanência de Luiz Fernando no Internacional.

Contudo, poucos dias depois Luiz Fernando acertou-se com o Grêmio. O Grêmio já contava com Luís Fernando Trierweiller, que havia começado a carreira no Internacional. Trierweiller passou a ser chamado de Luís Fernando Gaúcho, e Abichabki tornou-se Luiz Fernando Paulista. O meia foi emprestado ao Grêmio até 31 de julho de 1985, para a disputa do campeonato brasileiro. O desempenho de Luiz Fernando, porém, deixou a desejar, e ele foi devolvido ao Corinthians no final de junho.

Luiz Fernando disputou o campeonato paulista de 1985 pelo Corinthians. Depois jogou na Ponte Preta (1986), Coritiba (1987/1988), PAOK Thessaloniki GRE (1988/1989), Atlético PR (1990), Bellinzona SUI (1991) e Araçatuba (1992).

Depois de encerrar a carreira como jogador passou a trabalhar como técnico e assistente técnico em equipes do interior paulista, Catar e Emirados Árabes Unidos. Atualmente continua trabalhando no Oriente Médio.

Seus números no Internacional:
15 partidas
10 vitórias
3 empates
2 derrotas
3 gols
Campeão gaúcho em 1984

Pelo Corinthians Luiz Fernando Paulista atuou 90 vezes, marcando 9 gols.

Nenhum comentário:

Postar um comentário