Total de visualizações de página

domingo, 24 de setembro de 2023

Jogadores do passado: Álvaro Valente

Álvaro Valente no Atlético de Madri

Álvaro José Rodrigues Valente nasceu em 24 de setembro de 1931, em Guarujá (SP).

Álvaro Valente começou a carreira nas categorias de base do Guarujá, tendo uima passagem rápida pelo Jabaquara. Em 1953 o centroavante chegou ao Santos.

Na equipe santista, Álvaro Valente passou a jogar de meia. Foi campeão paulista em 1955, 1956 e 1958. No título de 1955 chegou a ser eleito o melhor jogador do campeonato. Atou também em 10 partidas pelsa seleção brasileira. No meio do ano de 1959 o Santos realizou sua primeira excursão à Europa. Álvaro Valente e seu irmão, Ramiro, não voltaram ao Brasil, pois foram contratados pelo Atlético de Madri. Na equipe espanhola, porém, jogaria apenas 12 partidas, marcando três gols (um deles em um clássico contra o Real Madrid). No final de 1960 Álvaro Valente retornou ao Brasil.

Na volta ao Brasil, Álvaro Valente procurou o Santos, mas disputou apenas uma partida pelo clube, no Torneio Rio-São Paulo de 1961. Em outubro de 1961 o Internacional resolveu apostar no atacante paulista.
Jornal do Dia, 21 de outubro de 1961

Sua estreia no Internacional ocorreu em 21 de outubro de 1961. O Colorado enfrentou o Comerciário, de Criciúma, na inauguração da iluminação do estádio Heriberto Hulse. Álvaro Valente começou no banco e entrou no time substituindo Larry, na vitória colorada por 3x1. No dia 29 de outubro ele começou como titular na partida contra o Floriano, no Santa Rosa, pelo campeonato gaúcho. A partida terminou 1x1 e Álvaro Valente foi substituído por Telmo. Foi a última partida de Álvaro Valente pelo Internacional e também na sua carreira. Sem condições físicas de aguentar o ritmo competitivo com bom desempenho, o jogador resolveu aposentar-se. Mesmo assim, participou da campanha do título gaúcho de 1961.

Nos últimos anos de vida, Álvaro Valente trabalhava como zelador de um edifício, em Guarujá. Sofrendo com o diabetes, Álvaro Valente teve uma perna amputada e acabou falecendo em 21 de setembro de 1991.

Seus números no Internacional
2 partidas
1 vitória
1 empate
Campeão gaúcho em 1961

Nenhum comentário:

Postar um comentário