Total de visualizações de página

sábado, 16 de setembro de 2023

Jogadores do passado: Joaquim


Joaquim Valdir Pires nasceu em Montenegro (RS), em 16 de setembro de 1946.

O centroavante Joaquim começaria a carreira no Aimoré de São Leopoldo, em 1964. Em 19 de junho de 1966, em um amistoso entre Internacional e Aimoré, a partida terminou 3x3 e Joaquim fez um dos gols da equipe leopoldense.

No início de 1967 o Internacional decidiu contratar Joaquim. Sua estreia ocorreu em 15 de janeiro de 1967, em um amistoso no Mineirão, quando o Colorado perdeu para o Atlético por 2x1. Nos seis amistosos seguintes Joaquim atuou como titular, mas depois perdeu a posição. A concorrência com Claudiomiro era desigual, mas as vezes Joaquim atuava como ponta de lança, ao lado do centroavante. No Robertão, atuaria saindo do banco contra Flamengo e Portuguesa, como titular contra Ferroviário do Paraná e Santos, e novamente saindo do banco contra o Corinthians.

Na Quadrangular Final do Robertão Joaquim retomou a titularidade. Em 24 de maio, contra o Grêmio, aos 23 minutos do 2º tempo, Elton lançou a bola para a área. Joaquim antecipou-se a Alberto e cabeceou para o fundo das redes, abrindo o placar. O Grêmio empataria depois, terminando o jogo 1x1. Na última partida do torneio, o Internacional bateu o Corinthians por 3x0. Joaquim fez o 2º gol, aos 4 minutos do 2º tempo. Joaquim recebeu passe de Elton, ameaçou cruzar mas acabou chutando a gol, forte, sem defesa. O lateral Jair Marinho ainda tentou evitar o gol, sem sucesso.

Após o Robertão, Joaquim disputou dois amistosos, marcando um gol na vitória de 8x1 sobre a Seleção de Alegrete. Pelo campeonato gaúcho, mais duas partidas. Em 30 de julho de 1967 o Colorado enfrentou o Farroupilha, no Nicolau Fico. A partida terminou 1x1 e Joaquim começou no banco de reservas, entrando no time no intervalo, substituindo Lambari, lesionado. Foi a última partida de Joaquim pelo Internacional. Em 31 de agosto de 1967, Joaquim foi envolvido na negociação com o Bragantino que trouxe Toninho e Wilsinho para Porto Alegre.

Depois do Internacional, a carreira de Joaquim apresenta várias lacunas. Em 1968 aparentemente Joaquim voltou ao Rio Grande do Sul, onde o Ferroviário de Curitiba veio buscá-lo, no final do mesmo ano. No Ferroviário, Joaquim destacou-se nos primeiros treinos, agradando a torcida, mas suas sucessivas lesões o deixavam fora do time. Em junho de 1970 o Ferroviário dispensou o jogador. Nova lacuna e Joaquim reaparece apenas em 1974, atuando na Itabaiana. Após isso, não localizei mais nenhuma informação do jogador.

Seus números no Internacional:
24 partidas
12 vitórias
8 empates
4 derrotas
3 gols

Um comentário:

  1. O Inter teve muitos grandes artilheiros na sua história, mas se tratando em artilharia de campeonatos, quantos e quais foram o artilheiros colorados?

    ResponderExcluir