Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

A grande decisão de 1914

A temporada de 1914 estava sendo muito boa para o Internacional. O clube conquistou o campeonato municipal com 100% de aproveitamento, distribuindo algumas goleadas, como 15x2 Americano, 9x0 Frisch Auf (clubes que abandonaram o campeonato no meio, para fundar outra liga, com o Grêmio), 7x0 Cruzeiro e 6x1 Colombo.

Nos amistoso, o desempenho também era espetacular. Em 4 amistosos disputados na capital, 4 vitórias, incluindo um 10x2 Cruzeiro e um 5x1 no vovô Rio Grande, maior derrota que o clube já havia sofrido para um time gaúcho, até então.

O Colorado também realizou uma excursão pelo interior, jogando em Bagé e Pelotas. Em 6 partidas, somou 5 vitórias e uma única derrota, na revanche frente ao Guarany de Bagé. No mesmo período o Grêmio realizara uma excursão pelo interior, colhendo péssimos resultados: jogou três partidas em Pelotas e perdeu as três.

Mas um clube do interior decidiu desafiar o Internacional. O 14 de Julho, de Santana do Livramento, que estava invicto a mais de um ano, incluindo aí um empate com o poderoso Peñarol, apresentou-se para disputar com o Colorado a condição de melhor equipe do estado. Feito o desafio, a partida foi marcada para 1º de outubro de 1914, em Porto Alegre.

O jornal "O Diário", da capital, assim apresentou a partida, na sua edição de 1º de outubro:

"É chegado afinal o dia de se encontrarem no campo da lucta, onde disputarão o título honroso de campeão, as afamadas equipes do Sport Club 14 de Julho, de Sant'Anna do Livramento, e Sport Club Internacional, desta capital. Após a memoravel excursão que o Internacional emprehendeu pelo Estado, transformada em marcha triumphal, conquistou definitivamente o honroso titulo de campeão porto alegrense que ninguem, absolutamente ninguem poderá contestar. De outro lado o S. C. 14 de Julho igualmente victorioso em todas as excursões que emprehendeu a S. Gabriel, Santa Maria e Rosario, no Brazil, e Rivera, na Republica do Uruguay é também o glorioso campeão fronteiriço."

Esse confronto, que atraiu grande público, terminou empatado em 0x0. O Internacional jogou desfalcado de seu goleiro, Silla, atuando no gol o zagueiro Simão. Além disso, o uniforme dos dois clubes, predominantemente vermelhos, causaram confusão aos atletas.

Então, no dia 4 de outubro de 1914, os dois clubes voltaram a enfrentarem-se, na Chácara dos Eucaliptos, para o tira-teima. O Colorado continuava sem seu goleiro, mas decidiu jogar com uma camisa listrada de vermelho e branco, para diminuir a confusão entre os atletas. E quando a bola rolou, o Rio Grande do Sul soube definitivamente quem era o melhor time do estado.

Logo aos 4', Godinho fez 1x0. Ary ampliou aos 18', Godinho fez mais um aos 21', e Miller marcou o 4º gol aos 24' do 1º tempo. Em menos de 25 minutos o Internacional havia aniquilado o 14 de Julho, tirando sua longa invencibilidade. No 2º tempo, Miller ainda fez mais um, aos 11' do 2º tempo, sacramentando a goleada: Internacional 5x0 14 de Julho. Ribas ainda desperdiçaria um pênalti, chutando para fora.

Escalações:
IN: Simão; Ary e Satyro; Bitú, Kluwe e Darsis; Túlio, Godinho, Ribas, Miller e Vares
14: Contente; Tito Arreguy e Castelhano; Clementino Cunha, Martins e Acosta; Garragorry, Ferrer, Viola, Alberto e Barão
O zagueiro Tito Arreguy atuaria no Internacional entre 1924 e o início de 1927, quando tornou-se técnico do próprio Colorado.

Por essa vitória, os jogadores colorados conquistaram medalhas oferecidas pelo Tiro Brasileiro nº 4, e o clube conquistou dois troféus. Um, oferecido por Antônio Costa, em nome da seguradora Amparadora, era um bronze em forma de uma águia, no dorso da qual estava a Vitória, representada por uma mulher em posição de coroar. Foi denominado "Bronze Amparadora". Outro, oferecido pelos caixeiros de Porto Alegre, era uma taça de prata, denominada "Copa Caixeiral".

Abatendo seu oponente à condição de melhor clube gaúcho, o Internacional foi chamado informalmente pela imprensa de "campeão estadual".

5 comentários:

  1. Têm algum documento que prove que Tito Arreguy, René, Benito e Raul Chico Eram Uruguaios mesmos e todos jogaram pelo Internacional ? Obg✌

    ResponderExcluir
  2. René Trinidad
    Jogou uma única partida, em 21.04.1956, foi substituído no intervalo e dispensado.
    Apresentado como zagueiro uruguaio com passagem pelo Nacional
    http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=093726_03&pasta=ano%20195&pesq=&pagfis=8951
    Disputou o campeonato do interior em 1953 pela seleção de Rivera
    https://futbolflorida.com/historia-de-campeones-hoy-se-cumplen-51-anos-de-la-tercera-final-tacuarembo-canelonesunica-vez-que-habian-definido-el-interior/
    Jogador histórico do Lavalleja
    http://museochacarero.blogspot.com/2011/10/historia-del-club-decano-de-la-liga-de.html

    ResponderExcluir
  3. Benito Lopez jogou duas partidas em 1914 (21.06.1914 e 05.07.1914), depois lesionou-se não jogou mais. O jornal O Diário de 19.06.1914 publica: "No domingo farão sua estréa os players uruguayos Alberto Beheregaray e Benito Lopez, supplentes do primeiro team do Internacional".

    ResponderExcluir
  4. Raul Evaristo jogou o Gre-Nal de 29.10.1916, levando o Grêmio a querer anular a partida por sua presença. É figura histórica do futebol de Rivera, onde é nome de rua e da Tribuna de Honra do estádio Atilio Paiva.

    ResponderExcluir
  5. Vicente "Tito" Arreguy, por sua vez, jogou 10 partidas entre 1924 e 1927. Foi, junto com Raul Evaristo, um dos fundadores do Oriental de Rivera.

    ResponderExcluir