Total de visualizações de página

domingo, 14 de fevereiro de 2021

A mística do Maracanã


Domingo, 21 de fevereiro de 2021, o Internacional vai enfrentar o Flamengo, no Maracanã, em jogo decisivo do campeonato. Em caso de vitória, o Colorado conquistará o título. Em caso de empate, a conquista ficará bem encaminhada. Já em caso de derrota, o Flamengo ficaria em vantagem. Será a penúltima partida do Colorado no campeonato. E o Internacional jogará desfalcado de sua zaga titular e possivelmente do lateral-direito.

É uma situação difícil? Certamente. Mas está na história do Colorado decidir no Marcanã com desfalques e passar por cima das dificuldades.

07.12.1975
O Internacional enfrentava o forte Fluminense, a "Máquina Tricolor" de Francisco Horta. Era a semifinal do campeonato brasileiro, disputada em partida única. O Colorado estava desfalcado de seus dois laterais titulares, Cláudio Duarte e Vacaria, substituídos por Valdir e Chico Fraga. Didi, técnico do Fluminense, já se preocupava com o adversário da final, e a imprensa do país falava em goleada. O Internacional passou por cima e venceu por 2x0, gols de Lula e Paulo César Carpegiani, classificando-se para a final, que nos daria nosso primeiro título brasileiro (um gol em cada tempo). E foi nossa penúltima partida no campeonato.

20.12.1979
Internacional e Vasco da Gama fariam a primeira partida da decisão do campeonato brasileiro no Maracanã. E o Colorado perdeu dois jogadores importantíssimos: Falcão e Valdomiro. Seus substitutos, Valdir Lima e Chico Espina, eram tecnicamente bem inferiores aos titulares. Mas no 1º tempo Valdir Lima lançou Chico Espina, que fez 1x0. E no 2º tempo novamente Chico Espina marcou. O Colorado venceu por 2x0 e encaminhou o título, em nossa penúltima partida no campeonato.

Alguém pode lembrar de 1976. Mas nesse ano o Internacional jogou apenas uma partida no Maracanã, na abertura da 2ª fase. O Colorado, desfalcado de Cláudio Duarte e Falcão (substituídos por Zé Maria e Batista) empatou em 1x1 com o Fluminense, na única das cinco partidas dessa fase que não venceria. O Internacional passaria em 1º lugar no grupo.

Então, enfrentar um adversário carioca no Maracanã, com desfalques e na penúltima rodada do campeonato brasileiro já faz parte da tradição dos títulos colorados. Assim como o placar de 2x0, um gol em cada tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário