Total de visualizações de página

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Jogadores do passado: César Prates

 

Em 8 de fevereiro de 1975 nasceu em Aratiba o menino César Luís Prates.

Ainda adolescente, César Prates fazia sucesso nas peladas em Aratiba onde, apesar de ser destro, usava bastante o pé esquerdo, por insistência do pai. Em 1992, convencido da capacidade do filho, o pai vendeu uma televisão 14 polegadas preto e branco para completar a passagem do filho para Porto Alegre, para um teste no Internacional, onde foi imediatamente aprovado.

Após dois anos nas categorias de base, César Prates ganhou sua primeira chance no time principal na decisão do Torneio 25 Anos do Beira-Rio. Em 23 de abril de 1994 o Internacional enfrentou a Seleção da Nigéria e César Prates entrou no time durante o jogo, no lugar de Silvan, na lateral-esquerda. O Colorado venceu por 4x0 e conquistou a taça. César Prates começou uma partida como titular no jogo seguinte, embora improvisado na zaga. O Colorado venceu o Santanense por 2x1, pelo campeonato gaúcho. Mas naquele ano César Prates só voltaria a atuar em 14 de novembro, na vitória por 1x0 sobre o Aimoré, já na posição de lateral-direito. Jogador polivalente jogou sua 3ª partida pelo clube, em sua 3ª posição diferente. No dia 17 de dezembro jogou seu primeiro Gre-Nal. O Internacional bateu o Grêmio por 4x1 e César Prates atuou de lateral-esquerdo. Com três atuações, César Prates fez parte do elenco campeão gaúcho.
César Prates (13) comemorando com Alexandre Gaúcho (11) o 4º gol colorado contra a Nigéria

Em 1995 César Prates começou a temporada como titular da lateral-esquerda, enquanto Marcão jogava na direita. Com a chegada de Branco, no final de agosto, César Prates passou a disputar posição na direita, ficando na reserva de Ronaldo. Excursionou ao Japão e aos Estados Unidos.

Na temporada de 1996, sem Branco, César Prates começou o ano como reserva dos laterais Ronaldo (direita) e Silvan (esquerda). Mas no esquema 3-5-2 do técnico Pedro Rocha, César Prates passou a atuar na lateral-esquerda. Com a chegada de Nelsinho Baptista, em maio, César Prates assumiu a lateral-direita do time, posição onde se fixou. Foi campeão do Torneio Mercosul e fez parte da excursão à Colômbia. Em outubro surpreendeu o mundo esportivo quando foi convocado por Zagallo para a Seleção Brasileira. Jogaria contra o Camarões, em 13 de novembro (Brasil 2x0).

Após a convocação, César Prates disputaria apenas mais sete partidas pelo Internacional. Sua despedida ocorreu em 20 de novembro de 1996, na vitória de 2x0 sobre o Corinthians, no Beira-Rio. Na janela do fim do ano foi negociado com o Real Madrid, para atuar no time B.

Seus números pelo Internacional:
86 partidas
46 vitórias
22 empates
18 derrotas
2 gols marcados
campeão gaúcho em 1994
campeão do Torneio 25 Anos do Beira-Rio em 1994
campeão do Torneio Mercosul em 1996

No clube espanhol, César Prates chegou a atuar em algumas partidas do time principal. Também disputou mais uma partida pela Seleção Brasileira. Mas com apenas 22 anos, a direção madrilhenha decidiu emprestá-lo para pegar experiência. A estratégia era emprestar ele por seis meses para cada clube, evitando criar vínculos afetivos. No 2º semestre de 1997 foi emprestado ao Vasco da Gama, onde fez parte do elenco campeão brasileiro daquele ano. Em 1998 foi emprestado ao Coritiba, e depois ao Botafogo, onde ficou até 1999. No 2º semestre de 1999 foi emprestado ao Corinthians, onde novamente foi campeão brasileiro, jogando a primeira partida da final contra o Atlético MG.

Mesmo com os títulos, César Prates não conseguia espaço no Real Madrid. Em 2000 foi emprestado ao Sporting de Lisboa, com o valor fixado para transferência definitiva. Aprovando em Portugal, foi contratado em definitivo. No Sporting, foi campeão português em 2000 e 2002, da Taça de Portugal em 2002 e da Supertaça em 2000 e 2002. Nessa época, fez amizade com um jogador que estava subindo das categorias de base e foi seu professor, ao lado de André Cruz, para cobrança de faltas. Seu nome? Cristiano Ronaldo.

Depois do Sporting, César Prates jogou no Galatasaray TUR (2004), Figueirense (2004), Botafogo (2005), Livorno ITA (2005/2006), Chievo ITA (2006), Figueirense (2007/2008), Atlético MG (2008), Portuguesa de Desportos (2009), Joinville (2010) e Náutico (2010). Foi campeão catarinense em 2008. Depois de sair do Joinville, César Prates já pensava em encerrar a carreira, mas atendeu um pedido do amigo Alexandre Gallo e foi para o Náutico.

César Prates já era Atleta de Cristo desde a época das categorias de base, depois de encerrar a carreira o ex-jogador fixou-se em Santa Catarina, onde é pastor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário