Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

NOSSOS TÍTULOS - Copa Viva Viña 2001


O Internacional vivia um período de vacas magras, no início de 2001. A última competição vencida pelo clube, oficial ou amistosa, havia sido o campeonato gaúcho de 1997.

Nesse quadro o clube foi convidado para disputar a Copa Viva Viña. O torneio reunia, além do Colorado, o Everton, da cidade de Viña del Mar, e os clubes universitários chilenos Universidad de Chile, Universidad Catolica e Santiago Wanderers. O ídolo colorado Elias Figueroa articulou a participação do clube no torneio, com uma cota de 80 mil dólares.

O torneio começou em 12 de fevereiro, em uma partida eliminatória entre o dono da casa, Everton, e o seu tradicional rival, o Santiago Wanderers. A equipe de Valparaíso venceu por 1x0. Como todas as demais partidas, foi disputada no estádio Sausalito.

No dia 15, na partida semifinal entre chilenos, Santiago Wanderers e Universidad Catolica empataram em 3x3 e o clube da capital venceu nos pênaltis. 

No dia 16 de fevereiro o Internacional estreou no torneio, enfrentando o Universidad de Chile, bicampeão chileno (1999 e 2000) e campeão da Copa Chile (2000). O adversário contava com o brasileiro e ex-colorado Arílson. Aos 33' do 1º tempo Pedro González marcou, cobrando pênalti. Mas Luiz Cláudio empatou aos 8' do 2º tempo e a decisão da vaga para a final foi para os pênaltis. E os cobradores estavam afiados. Na 1ª série de cobranças os colorados Leandro Tavares, Fábio Rochemback, Ronaldo, Marcelo Rosa e Bruno cobraram e marcaram. Mas pelo Universidad de Chile também converteram suas cobranças Diego Rivarola, Héctor Suazo, Maurício Tampe, Sergio Vargas e Eduardo Arancibia. Na 2ª série Dênis marcou para o Colorado e Gamadiel García para os chilenos. A seguir, na 3ª série, o goleiro colorado João Gabriel brilharia: ele converteu seu pênalti e defendeu a cobrança de Arílson, dando a vitória ao Internacional por 7x6.

No dia 18, na decisão do 3º lugar, Santiago Wanderers e Universidad de Chile empataram em 2x2 e a equipe de Valparaíso venceu nos pênaltis.

No jogo de fundo, Internacional e Universidad Católica decidiram o título. Os chilenos decidiram anular Fábio Pinto, que chegou a ser marcado às vezes até por três adversários. Mas os laterais colorados Bruno e Dênis fizeram um bom papel no apoio ao ataque. O Internacional foi superior durante o 1º tempo, e Fábio Rochemback o grande destaque do time. Aos 27' do 1º tempo Marcelo Rosa roubou a bola na intermediária, tabelou com Fábio Rochemback, invadiu a área e tocou na saída do goleiro. O 1º tempo terminou 1x0. Na 2ª etapa o Universidad voltou disposto e pressionou o Colorado no início da etapa final, mas foi o Internacional quem marcou, jogando em contra-ataque. Aos 12', Fábio Rochemback chutou de fora da área, Burgos defendeu parcialmente e Luiz Cláudio aproveitou o rebote para marcar. Aos 16', novamente Luiz Cláudio enviou a bola para as redes. O Internacional venceu por 3x0 e conquistou o título. A taça foi entregue por Elias Figueroa.


Luiz Cláudio foi o artilheiro do torneio, ao lado de Sílvio Fernandez (Santiago Wanderers) com 3 gols.

Classificação Final:
1º Internacional
2º Universidad Catolica
3º Santiago Wanderers
4º Universidad de Chile
5º Everton


Nenhum comentário:

Postar um comentário