Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de maio de 2021

A carreira de Miguel Ángel Ramírez


Miguel Ángel Ramírez tornou-se técnico de uma equipe profissional de futebol em maio de 2019, pouco depois do técnico Ismael Rescalvo, também espanhol como Ramírez, trocar o Independiente de Valle pelo Emelec.

Após a saída de Rescalvo, Yuri Solano, técnico do Independiente del Valle B, comandou a equipe por quatro partidas. Perdeu a liderança do campeonato para o Barcelona e o cargo de técnico para Ramírez, que comandava o sub-18 do Independiente del Valle.

O campeonato equatoriano de 2019 previa que após os dois turnos, os oito melhores colocados disputassem um mata-mata até o título. Ramírez assumiu o time na última rodada do 1º turno, empatado em pontos com o Barcelona, mas em 2º lugar devido aos critérios de desempate.

Nas dezesseis partidas que comandou a equipe na fase classificatória, Miguel Ramírez conquistou 6 vitórias, 4 empates e 6 derrotas. Sua equipe marcou 22 gols e sofreu 20. Terminou a fase classificatória em 5º lugar. Nas quartas de final enfrentou o Delfin, empatando em 0x0 em casa e por 2x2 fora. Como o adversário tinha melhor campanha, a equipe de Ramírez foi eliminada, terminando a competição em 7º lugar.

Na Copa Sul-Americana de 2019 Ramírez levaria o Independiente del Valle ao título. Ele assumiu o clube na 2ª fase preliminar, vencendo o Universidad Católica por 5x0 em casa e depois perdendo fora por 3x2. Nas oitavas de final enfrentou o Caracas, empatando em 0x0 na Venezuela e vencendo em casa por 2x0. Nas quartas de final o adversário foi o tradicional Independiente de Avellaneda. Na Argentina os donos da casa venceram por 2x1, mas no Equador a equipe de Ramírez venceu por 1x0 e se classificou pelo saldo qualificado. Na semifinal o time de Ramírez surpreendeu o Corinthians, vencendo por 2x0 no Itaquerão e depois segurando o 2x2 em casa. Finalmente, na final, em jogo único, bateu o Colón por 3x1, em Assunção.

No campeonato equatoriano de 2020 o regulamento mudou. Os vencedores de turno disputariam o título. No 1º turno a equipe de Ángel Ramírez brigou pelo título até a última rodada, mas ficou em 2º lugar, atrás da LDU. No 2º turno ficou apenas em 6º lugar. Somando os dois turnos, o Independiente del Valle teve a 3ª melhor campanha, com 30 partidas, 16 vitórias, 6 empates, 8 derrotas, 62 gols marcados e 43 gols sofridos.

Na Recopa Sul-Americana de 2020, O Independiente del Valle empatou em casa com o Flamengo por 2x2 e perdeu fora por 3x0.

Na Taça Libertadores de 2020, Ramírez estreou enfrentando o Barcelona, também do Equador, jogando em Guayaquil, e venceu por 3x0, sua única vitória fora de casa. Jogando a seguir duas partidas em casa, goleou o Junior Barranquilla por 3x0 e o Flamengo por 5x0. Os resultados deram tranquilidade para classificar-se, mesmo com as goleadas sofridas fora de casa, quando perdeu para o Junior (1x4) e Flamengo (0x4). Encerrou a fase de grupos vencendo o Barcelona em casa, por 2x0. Nas oitavas de final, após dois empates em 0x0 com o Nacional de Montevidéu, foi eliminado nos pênaltis, ao perder por 4x2.

Miguel Ángel Ramírez assumiu o comando do Internacional em março de 2021. Seus números, até agora, são:
Campeonato Gaúcho: 10 partidas, 6 vitórias, 1 empate, 3 derrotas, 21 gols marcados e 7 gols sofridos.
Taça Libertadores: 4 partidas, 2 vitórias, 2 derrotas, 11 gols marcados e 5 gols sofridos.

Números totais de sua carreira:
81 partidas
39 vitórias
18 empates
24 derrotas
152 gols marcados
98 gols sofridos
54 gols de saldo favorável
Aproveitamento de 55,55%
Disputou 5 competições (mais duas em andamento) e ganhou um título.

Em competições internacionais:
23 partidas
11 vitórias
5 empates
7 derrotas
45 gols marcados
26 gols sofridos
19 gols de saldo favorável
Aproveitamento de 55,07%
Disputou 3 competições (mais uma em andamento) e ganhou um título.

O desempenho fora de casa, em competições internacionais é de 2 vitórias, 2 empates e 7 derrotas em 11 jogos. Tem uma vitória em campo neutro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário