Total de visualizações de página

segunda-feira, 3 de maio de 2021

Um jogo - Internacional 4x2 Pelotas - 03/05/1927


No feriado de 3 de maio de 1927 o Internacional convidou o Pelotas, na época uma das mais fortes equipes do estado, para disputar um amistoso.

O "descobrimento do Brasil" tinha como data o 3 de maio, até 1817, quando o padre Aires de Casal, ao estudar a carta de Pero Vaz de Caminha, descobriu que a data correta era 22 de abril. Porém, quando o governo republicano, em 1890, decidiu criar feriados em datas nacionais, adotou o 3 de maio. Segundo algumas versões, a data foi escolhida para fugir da proximidade com o feriado de Tiradentes (21 de abril). O feriado de 3 de maio manteve-se até a Era Vargas, quando foi extinto.

Antes da partida principal, se enfrentaram os segundos quadros de Internacional e Porto Alegre, vencendo a equipe alvi-verde por 2x1.

Com os dois times no gramado, os capitães trocaram cestas de flores. Depois a equipe do Pelotas deu uma volta no gramado, saudando a torcida presente na Chácara dos Eucaliptos. O Pelotas contava com Mário Reis, considerado por muitos contemporâneos o melhor jogador gaúcho da época. E logo toma a iniciativa. Mal começa a partida e Benjamin perde um gol feito. Aos 9', o goleiro colorado Moeller saiu do gol para interceptar uma jogada e Tutú, atacante pelotense, aproveitou-se para marcar o gol. Pelotas 1x0.

O gol mexeu com o ânimo dos atletas colorados, que passaram a pressionar o gol pelotense, obrigando Barcellos a fazer grandes defesas. E aos 17' Veiga empatou a partida. O mesmo Veiga virou o jogo, aos 22' da 1ª etapa.

O 1º tempo terminou 2x1. No início da 2ª etapa novamente o Pelotas começa melhor, mas em um contra-ataque colorado o zagueiro Borches mandou a bola para escanteio. Nenê cobrou o escanteio e o centroavante uruguaio Ross, de cabeça, marcou. Internacional 3x1! Eram 7' do 2º tempo.

O Pelotas esboça uma reação, comandado por Mário Reis. Aos 23', o zagueiro colorado Grant foi derrubado dentro da sua área e caiu com a mão sobre a bola. O juiz Damião Pavani marcou pênalti. Mário Reis cobrou e descontou.

Mas antes que o Pelotas pudesse criar expectativa de empate, Barros, conhecido como o "Terror dos goleiros" pelo seu chute forte, mandou uma bomba para as redes, aos 31' da 2ª etapa, fechando o placar em 4x2 para o Internacional.

Nessa partida o Internacional estreou um novo uniforme: camiseta branca com listras, gola e punho vermelhos. Vários torcedores demonstraram descontentamento com a mudança do uniforme.



Um comentário: