Total de visualizações de página

domingo, 16 de maio de 2021

Um jogo - Internacional 4x1 São José - 16/05/1926

Em 16 de maio de 1926 Vicente Rao disputou sua única partida pelo time principal do Internacional.

O Internacional estava se preparando para disputar sua terceira partida pelo campeonato de 1926. Nos jogos anteriores havia empatado com o Cruzeiro (1x1) e vencido o Americano (3x0). Para o jogo contra o São José, na Chácara dos Eucaliptos contava com dois importantes desfalques na linha média: Ribeiro e Lampinha, que seriam substituídos pelo veterano Moreno e pelo jovem Rao.

No dia do jogo Ribeiro foi a campo, mas Lampinha não conseguiu se recuperar a tempo. Assim Rao teria a oportunidade de disputar sua primeira partida pelo time principal do Internacional. Ele já era o centromédio titular do 2º quadro colorado.

Aos 17', Ribeiro, que havia sido considerado dúvida para a partida, abriu o plcar, cobrando falta. Os jogadores do São José reclamaram que Barros teria invadido a área antes da cobrança da falta, ficando impedido. O juiz Paulo Pires se sentiu ofendido e desistiu de apitar a partida, mas a pedido dos dirigentes da APAD, decidiu voltar ao comando do jogo. Aos 29', o juiz marcou pênalti para o Internacional. Ribeiro cobrou e ampliou, 2x0. No intervalo, o juiz decidiu deixar de apitar a partida, sendo substituído por outro árbitro.

No 2º tempo, logo aos 9', Rao marcou o 3º gol colorado. O jornal A Federação aponta o gol para Barros, em "uma bela torneada". Mas o Correio do Povo aponta o gol para Rao, e o próprio Vicente Rao, em entrevista à Revista Grandes Clubes Brasileiros, em 1972, pouco antes de falecer, declarou ter marcado o gol. 

Aos 21', de cabeça, Vinhaes fez 4x0. Finalmente, aos 33', Berlina, cobrando pênalti, descontou para o São José. Nos minutos finais o juiz ainda anulou mais um gol colorado, alegando impedimento.

Ao se referir à atuação de Rao, o jornal A Federação diz: "O quadro alvi-rubro, ressentindo-se da falta de seu centro-medio, actuou com certa indecisão, pois Ráo, ainda é muito novo, para actuar em partidas de certa responsabilidade."

Essa foi a única partida de Vicente Rao pela equipe principal do Internacional. Para saber mais sobre a vida de Rao: https://futeboloutrahistoria.blogspot.com/2020/09/vicente-rao-o-torcedor-n-1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário