Em 28 de agosto de 1921 o Internacional enfrentou a equipe do Contra-Torpedeiro Alagoas CT-6. O navio da Marinha brasileira estava no sul do Brasil desde julho, passando por Rio Grande, Pelotas e chegando a Porto Alegre.
Antes da partida, um pouco de história do CT Alagoas. O navio foi construído em 1909 e serviu à marinha brasileira de 1910 a 1939. Entre 1917 e 1918, após o Brasil declarar guerra à Alemanha, o navio participou de ações de patrulha ao longo do litoral do Rio de Janeiro. Em 1932, durante a Revolução Constitucionalista, participou do bloqueio do porto de Santos, impedindo que os rebeldes paulistas recebessem suprimentos pelo mar. E em 1939 foi desativado e desmanchado.
Em agosto de 1921 a equipe do CT-6 Alagoas marcou duas partidas para Porto Alegre: uma contra o Internacional, no dia 28, e outra contra o Riograndense, da chamada Liga da Canela Preta, no dia 30.
No dia 28, bom público compareceu à Chácara dos Eucaliptos.
Na preliminar, o 2º quadro colorado venceu a equipe da Escola de Engenharia (que contava com alguns atletas de clubes da cidade) por 1x0.
No horário do jogo principal, quando os jogadores do CT Alagoas entraram em campo, foram fortemente aplaudidos pela torcida colorada. Em campo, logo o Internacional abriu vantagem, com gols de Maia e Rosário. Nunes descontou para a equipe dos marinheiros, mas ainda no 1º tempo Lampinha fez 3x1. Mais tarde, na 2ª etapa, Ribeiro marcou o 4º gol da vitória colorada por 4x1.
Como o CT-6 Alagoas tinha sua base no Rio de Janeiro, esse foi o primeiro confronto interestadual da história colorada. O Internacional já havia enfrentado equipes do Uruguai e da Inglaterra (também a equipe de um navio), mas nunca uma equipe de outro estado brasileiro.
Infelizmente o jornal A Federação não divulgou o resultado do amistoso do CT Alagoas com o Riograndense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário