Total de visualizações de página

domingo, 21 de novembro de 2021

A excursão das seleções paulista e carioca ao Rio Grande do Sul - 1912

 Em novembro de 1912 o Rio Grande do Sul recebeu, simultaneamente, a visita das seleções carioca e paulista de futebol.

Os cariocas foram os primeiros a chegar. Sua equipe titular era composta por 5 jogadores do Flamengo, 4 jogadores do Fluminense, 1 do Paysandu (campeão carioca em 1912) e 1 do Guanabara (campeão da 2ª divisão carioca).

Os cariocas começaram sua excursão na cidade de Pelotas, enquanto os paulistas iniciaram seus jogos em Rio Grande.

Também em Porto Alegre os cariocas chegaram primeiro, tendo como seu adversário inicial a seleção da capital. A formação do "scratch" porto-alegrense sofreu críticas pela falta de treino.

Os cariocas disputariam três partidas em Porto Alegre, contra o Internacional, Grêmio e Seleção Porto-Alegrense. Mas no dia 19 de novembro, por ter vários jogadores sem condições de atuar, o Internacional abriu mão do seu amistoso, sendo escolhido o Fussball para substituí-lo.

O primeiro jogo foi marcado para 20 de novembro de 1912, na Baixada. Enfrentariam-se as seleções carioca e porto-alegrense.

A seleção porto-alegrense era formada por 5 jogadores do Grêmio (Schuback, Mohrdieck, Sisson, Haensel e Woods), 3 do Internacional (Kluwe, Ribas e Vares) e 3 do Fussball (Moeller, Mário Reis e Baptista). O juiz foi Edgar Booth, também jogador do Grêmio.

Nos primeiros minutos de partida, Arnaldo enganou o goleiro Moeller e chutou para as redes, abrindo o placar a favor dos cariocas. Pouco depois, Sisson passou a bola para Woods, que chutou por cima da trave. Os porto-alegrenses continuavam pressionando. Vares cobrou escanteio, mas Baptista concluiu para fora. Aos 30', Sisson lançou Baptista, que dessa vez acertou as redes, empatando a partida. Aos 41', Vares fez grande jogada e avançou até a linha de gol, passando para Sisson, que deu um leve toque para as redes. Mas o juiz anulou o gol, alegando impedimento de Sisson. No 2º tempo os dois times procuraram a vitória, mas sem criarem grandes chances, e o placar manteve-se 1x1.

No dia seguinte, 21, os paulistas bateram o Grêmio por 3x1.

No dia 22 a seleção paulista enfrentaria a seleção da capital.

 A seleção porto-alegrense era formada por 6 do Internacional (Kluwe, Ary, Ribas, Túlio, Galvão e Vares), 3 jogadores do Grêmio (Mohrdieck, Haensel e Lins) e 2 do Fussball (Moeller e Mário Reis). O juiz foi Ashlin, também jogador do Grêmio.

A seleção paulista era considerada um adversário bem mais qualificado que a carioca e mostrou essa superioridade em campo. No 1º tempo, Godinho abriu o placar para os paulistas aos 7' e Rubens ampliou aos 17'. Por alguns minutos a seleção porto-alegrense pareceu reagir, mas aos 25' Rubens fez 3x0 para os paulistas. No 2º tempo, apesar dos esforços porto-alegrenses, os paulistas aumentaram o placar com Rubens, aos 10', Godinho, aos 20' e Irineu, aos 25'. Placar final: Seleção Paulista 6x0 Seleção Porto-Alegrense.

Os paulistas seguiram viagem para Montevidéu, mas os cariocas ainda jogariam mais duas partidas: no dia 23 venceram o Fussball por 8x0 e no dia 24 bateram o Grêmio por 4x0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário