Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de julho de 2022

Internacional x Garrincha


As partidas em que o Anjo das Pernas Tortas enfrentou o Clube do Povo:

21/04/1954 Internacional 2x2 Botafogo
Maracanã (Rio de Janeiro)
Torneio Quadrangular Interestadual
O Internacional esteve sempre na frente do placar. No início do jogo Canhotinho abriu o placar. Aos 29' do 1º tempo, o jovem Garrincha entortou Oreco a dribles, invadiu a área e passou para Dino da Costa, livre, empatar. Três minutos depois Bodinho chutou, Amauri falhou e o Internacional voltou a comandar o placar. Mas aos 36' Dino da Costa empatou definitivamente. No 2º tempo, o lance de maior destaque foi quando, dentro da área colorada, Oreco pegou a bola e driblou Garrincha algumas vezes, arrancando aplausos da torcida carioca.

15/12/1954 Internacional 4x2 Botafogo
Eucaliptos (Porto Alegre)
Amistoso
Aos 37' do 1º tempo, Lindoberto meteu a mão na bola dentro da área, cometendo pênalti, convertido por Quarentinha. Mas ainda na 1ª etapa Bodinho empatou. No 2º tempo, Bodinho, de cabeça, virou o jogo. Aos 8', Larry recebeu passe de Luizinho, aplicou um balãozinho no goleiro Joselias, que saia para abafar o lance e chutou para as redes. Bodinho faria o quarto gol. Aos 31', em contra-ataque, Garrincha diminuiu o prejuízo.

21/04/1959 Internacional 4x4 Botafogo
Eucaliptos (Porto Alegre)
Amistoso
O Internacional começou em alta intensidade e antes do primeiro gol já havia acertado duas bolas na trave. Aos 20', Joaquinzinho abriu o placar para o Colorado. Quarentinha empatou ainda no primeiro tempo, mas logo depois Cacaio colocou o Internacional em vantagem. No 2º tempo, o argentino Montaño fez 3x1, Tião Macalé diminuiu para os cariocas, Deraldo fez 4x2 e Quarentinha voltou a diminuir. Aos 40' do 2º tempo, Garrincha, até então sem muito destaque no jogo, venceu Bruno na velocidade e quase sem ângulo chutou para marcar.

21/11/1962 Internacional 2x2 Botafogo
Maracanã (Rio de Janeiro)
Taça Brasil
A partida era válida pela semifinal da Taça Brasil. Uma chuva torrencial caiu no Rio de Janeiro. O Internacional insistiu em jogar, mesmo com a chuva, enquanto o Botafogo tentava transferir a partida. Com isso o início do jogo atrasou. O time do Botafogo, preso no engarrafamento causado pela chuva, também chegou atrasado ao estádio. Com a bola rolando, logo aos 10 segundos de partida, Amarildo abriu o placar. Garrincha infernizava a defesa colorada com seus dribles desconcertantes. Aos 38', Amarildo ampliou para 2x0. No final do 1º tempo, Gilberto obrigou Manga a fazer uma grande defesa, na 1ª ação ofensiva colorada. No 2º tempo, o Internacional voltou um pouco mais organizado, mas o Botafogo continuava mandando no jogo. Apenas nos 15 minutos finais o Colorado acordou e resolveu jogar. Aos 30', Sapiranga passou para Gilberto, que cruzou para a área. Alfeu, bem posicionado, cabeceou para as redes. O Colorado diminuia o prejuízo. E aos 45', Sapiranga, de fora da área, desferiu um chute violento, superando Manga e empatando o jogo. O próprio atleta, muitos anos após largar o futebol, escolheu este como o gol inesquecível de sua carreira.

28/11/1962 Internacional 2x2 Botafogo
Olímpico (Porto Alegre)
Taça Brasil
Era a partida de volta da semifinal da Taça Brasil. Trinta e cinco mil pessoas compareceram ao Olímpico, em recorde de público no Rio Grande do Sul. O jogo começou movimentado. Aos 5', Alfeu obrigou Manga a fazer grande defesa. Aos 7', Amarildo recebeu passe de Zagallo e quase marcou. Aos 8' e 9', sucessivamente, Manga defende chutes de Alfeu e Gilberto. Aos 18', novamente Gilberto obriga Manga a defender. Aos 30', Osvaldinho chuta para defesa de Manga. Aos 32', Garrincha, até então apagado, obriga Gainete a fazer boa defesa. Aos 37', Garrincha cobrou escanteio para Quarentinha marcar, de cabeça. Botafogo 1x0. Aos 43', após cobrança do escanteio, pressionado por Garrincha, Ezequiel tentou cortar e marcou contra. Botafogo 2x0. No 2º tempo, logo aos 7', Quarentinha perde a chance de fazer 3x0. Aos 15', Manga defendeu chute de Alfeu, e na sequência do lance Rildo cometeu pênalti, tocando a mão na bola, não marcado pelo juiz (o jornal carioca Correio da Manhã considerou o pênalti "por demais visível"). Garrincha deu um show particular: aos 16', driblou Ari duas vezes e deu mais um drible em Cláudio, que chegava na cobertura; aos 20', o ponteiro aplicou 4 dribles consecutivos em Cláudio, sendo aplaudido pela própria torcida colorada. Aos 22', pênalti para o Internacional: Osvaldinho cobrou, Manga defendeu, mas no rebote o jogador colorado marcou. A partir daí o Internacional tomou conta da partida, pressionando e encurralando o Botafogo. Aos 26', Jadir salva o gol em cima da linha, aos 32', Nílton Santos coloca a bola para escanteio quando Osvaldinho ia marcar. Aos 40', após falha de Joel e Manga, Alfeu marcou o gol de empate. Na súmula, Armando Marques anotou o gol como contra, de Manga. Após o gol, a torcida colorada invadiu o campo, paralisando o jogo por alguns minutos.

30/11/1962 Internacional 0x2 Botafogo
Olímpico (Porto Alegre)
Taça Brasil
Na partida desempate da semifinal da Taça Brasil, o Botafogo começou novamente a todo vapor. Logo aos 4', Garrincha lançou Quarentinha, que driblou Cláudio e chutou quase sem ângulo. Gainete ficou parado e a bola entrou entre o goleiro e a trave. Zangão ainda tentou evitar o gol, sem sucesso. Após sofrer o gol, o Colorado reagiu e chegou a emparelhar as ações, mas terminou o 1º tempo em desvantagem. No 2º tempo a história se repetiu. O Botafogo começou pressionando e aos 10', Garrincha cobrou escanteio e Quarentinha fuzilou Gainete. Novamente o Colorado reagiu e tomou conta das ações, mas sem conseguir mudar o placar.

11/07/1968 Internacional 3x0 Andradina
Evandro Calvoso (Andradina)
Amistoso
Excursionando por São Paulo, o Internacional enfrentou o Andradina e venceu com facilidade. Essa partida eu tenho dúvidas sobre o Garrincha que atuou ser o Mané Garrincha. O veterano craque atuou em vários clubes do país, cobrando um valor por amistosos. Mas o único jornal gaúcho disponível online para o período, o Diário de Notícias, não faz nenhuma referência ao Garrincha do Andradina ser o Mané. Os jornais do centro do país não noticiaram sobre a partida. Apenas algumas fontes secundárias apontam ser o Garrincha do Andradina o mesmo Mané.

02/07/1969 Internacional 3x1 Novo Hamburgo
Beira-Rio (Porto Alegre)
Amistoso
Neste amistoso, o Garrincha realmente atuou. Jogou até os 15' do 2º tempo, quando foi substituído por Ortiz. Mesmo fora de forma, foi muito aplaudido pelos torcedores colorados. 

Resumo:
8 partidas
3 vitórias do Internacional
4 empates
1 vitória das equipes de Garrincha
20 gols do Internacional
15 gols das equipes de Garrincha
2 gols de Garrincha

Sem a partida com o Andradina:
7 partidas
2 vitórias do Internacional
4 empates
1 vitória das equipes de Garrincha
17 gols do Internacional
15 gols das equipes de Garrincha
2 gols de Garrincha

Nenhum comentário:

Postar um comentário