Total de visualizações de página

sábado, 2 de julho de 2022

Jogadores do passado: Ica


Darcy Pereira Pereira nasceu em 1º de julho de 1936, em Rivera (URU).

No futebol, Darcy ficaria conhecido como Ica e atuaria como meia. Ele começou a jogar no Frontera, clube de sua cidade natal, onde foi treinado pelo ex-colorado Raul Evaristo. Seu bom desempenho em campo o levou para a Seleção de Rivera. Atravessando a fronteira, Ica profissionalizou-se atuando no Grêmio Santanense. Em 1958 Ica chegou ao Floriano (atual Novo Hamburgo), onde atuaria até 1962.

Em 1963 Ica voltou ao Uruguai, para o terceiro quadro do Nacional de Montevidéu. Acabou não sendo aproveitado pelo Nacional, então treinado pelo brasileiro Zezé Moreira. Também treinou no Wanderers, sem chegar a jogar. E finalmente chegou ao Cerro. Suas boas atuações pelo pequeno clube uruguaio o levaram à Seleção Celeste. Foram 6 partidas oficiais, entre 1963 e 1964. Ica também disputou um amistoso pela Seleção Uruguaia contra o Internacional, em 17 de março de 1963. No estádio Centenário os uruguaios venceram por 2x0. Com o Cerro, Ica participou de uma inédita excursão à Europa e África. As boas atuações de Ica chamaram a atenção do Internacional.

Ica estreou no Internacional em 23 de agosto de 1964, no empate em 2x2 com o Ypiranga, um amistoso disputado em Erechim. Em seu segundo jogo, no dia 30, o Colorado venceu o Aimoré por 3x0, pelo campeonato gaúcho, e Ica marcou o 2º gol do time. O meia uruguaio não conheceu derrotas no campeonato gaúcho de 1964, mas ficou de fora das últimas partidas. Retornou ao time em 21 de novembro, no Gre-Nal do Torneio Quadrangular Porto Alegre-Pelotas, vencido pelo Colorado por 1x0. No dia 10 de dezembro, no Olímpico, nova vitória no clássico, por 2x1, e Ica conquistava seu primeiro título pelo Internacional. Ica disputou 16 partidas na temporada e não conheceu derrota.

A temporada de 1965 seria uma das piores da história do clube. Logo nos amistosos de pré-temporada Ica sofreu suas primeiras derrotas, para Palmeiras, Fluminense e Aimoré. Mesmo assim, em 21 de março de 1965 o clube conquistou uma taça, a Copa Festa da Uva, após empatar com o Grêmio. Empatados em pontos, a direção do evento decidiu dividir o título entre os dois clubes. Em 11 de abril, o Internacional bateu o Santa Cruz pr 4x2, em amistoso, e Ica marcou dois gols. Em 18 de abril, nova vitória em amistoso (3x2 no Brasil) e mais um gol de Ica.

Apesar do Colorado não realizar boas atuações, Ica vinha conseguindo destaque. E acabou chamando a atenção do futebol do centro do país. Em 5 de setembro de 1965 o Internacional bateu o Gimnasia y Esgrima por 2x0, em amistoso, e Ica fez sua última apresentação pelo clube, sendo logo depois negociado com o América do Rio de Janeiro.

Ica ficou no América até 1967, quando retornou ao Cerro. Na temporada de 1968 jogou no Nacional de Montevidéu, disputando 13 partidas e marcando um gol. Depois foi atuar no Danubio. A temporada de 1969 foi muito ruim para o Danubio, que foi rebaixado no campeonato uruguaioo. Mas Ica conheceu Yeni, com quem casou. Yeni era natural do Departamento de Canelones, e Ica seguiu carreira por lá, onde atuou até 1979.

Ica faleceu em 2014.

Seus números no Internacional:
48 partidas
30 vitórias
11 empates
7 derrotas
4 gols marcados
Campeão do Torneio Quadrangular Porto Alegre-Pelotas em 1964
Campeão da Copa Festa da Uva em 1965


Nenhum comentário:

Postar um comentário