Total de visualizações de página

domingo, 17 de julho de 2022

Jogadores do passado: Mauro


Mauro Coelho nasceu em São Sebastião do Caí, em 17 de julho de 1936.

Atuando como meia ponta de lança, Mauro começou a jogar no Riachuelo, de sua cidade natal, aos 14 anos. Suas qualidades o levaram para o futebol da capital. Em 1954 ele atuava nos juvenis do Renner, chegando a atuar em uma partida da equipe principal na campanha do título metropolitano daquela temporada.

Do Renner, Mauro chegou ao Cruzeiro. Em 1958 já era titular da equipe principal. Em 20 de julho de 1958, nos Eucaliptos, em partida válida pelo campeonato metropolitano, Mauro enfrentou o Internacional pela primeira vez. Aos 2 minutos de jogo ele abriu o placar, mas o Colorado venceu por 2x1. Mauro ainda marcaria outro gol no Colorado, em 30 de agosto de 1959.

Mauro participou da excursão do Cruzeiro à Europa em 1960. Jogador técnico, rápido, oportunista e dono de um chute certeiro, Mauro chamou a atenção de alguns observadores do centro do país. E em 17 de janeiro de 1962 foi contratado pelo América do Rio de Janeiro. Mas, desconhecido da torcida e imprensa carioca, o jogador foi recebido com uma certa desconfiança. Baixinho e um pouco acima do peso, não parecia ter o físico ideal de um atleta.
Jornal do Dia (Porto Alegre)

Jornal dos Sports (Rio de Janeiro)

A passagem de Mauro pelo Rio de Janeiro não foi muito feliz. No início de setembro ele estava em litígio com a direção do América e queria voltar a Porto Alegre. Na imprensa gaúcha comentava-se que ele retornaria ao Cruzeiro. Poucos dias depois foi noticiado que o América havia autorizado o empresário José da Gama a negociar Mauro com o futebol italiano. Porém, dois dias depois, em 19 de setembro de 1962, Mauro foi contratado pelo Internacional.

Mauro estreou no Internacional em 17 de outubro de 1962. No estádio Olímpico o Internacional enfrentava o Cruzeiro, pela Taça Brasil. Em Minas a partida havia sido 1x1 e o Colorado precisava vencer. Mauro começou o jogo no banco. Elmo abriu o placar para os mineiros aos 25' do 1º tempo e Alfeu empatou aos 40'. Pouco depois do gol de Alfeu, Mauro entrou no time, no lugar do centroavante Flávio. Logo aos 6' do 2º tempo ele marcou o gol da virada e da classificação colorada. Aos 27' ele foi expulso, em uma compensação do juiz, que três minutos antes havia expulso um jogador do Cruzeiro. No dia 21 de outubro, Mauro atuou como titular contra o São José, pelo campeonato gaúcho. O Colorado venceu por 2x1.

Mauro voltaria a campo somente em 30 de novembro, na terceira partida contra o Botafogo, pela semifinal da Taça Brasil. Começou no banco e substituiu Sapiranga. O Internacional perdeu por 2x0 e foi eliminado. No dia 16 de dezembro, no Gre-Nal do 2º turno do campeonato gaúcho, novamente Mauro substituiu Sapiranga. O Grêmio venceu por 2x0 e obrigou a realização de um clássico extra.

Em 1º de fevereiro Mauro foi titular em um amistoso contra o Godoy Cruz, nos Eucaliptos. O Colorado venceu por 5x1 e Mauro marcou dois gols. No dia 7 de fevereiro novamente ele seria titular, no Gre-Nal decisivo do campeonato gaúcho de 1962. O Grêmio venceu por 4x2 e ficou com o título. No dia 21 de fevereiro de 1963 Mauro disputou um amistoso contra seu ex-clube, o Cruzeiro. O Colorado venceu por 2x0 e essa foi a última partida de Mauro pelo Internacional.

Após sair do Internacional, Mauro jogou no futebol catarinense. Retornando ao Rio Grande do Sul, jogou no Brasil de Pelotas. Algumas fontes, equivocadamente, apontam que Mauro teria falecido enquanto atuava pelo Brasil.

Mauro encerrou a carreira no final dos anos 1960. Em 1969 ele treinava o Guarany de São Sebastião do Caí, sua cidade natal. Em 1971 ele treinava o Riachuelo, da mesma cidade. Em 1977, aparece como técnico da Seleção de São Sebastião do Caí.

Mauro faleceu em 26 de março de 1984.

Seus números no Internacional:
7 partidas
4 vitórias
3 derrotas
3 gols marcados


Nenhum comentário:

Postar um comentário