Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de julho de 2023

Jogadores do passado: Bonzo


Edgar Antônio Fagundes nasceu em Porto Alegre, em 24 de julho de 1931.

Edgar, como ele era conhecido no início da carreira, começou jogando no Força e Luz, onde atuou de 1948 a 1952. Ele jogava tanto de zagueiro como de lateral. Suas boas atuações o levaram ao Renner, onde seria campeão metropolitano e gaúcho em 1954. Nessa época recebeu o apelido de Bonzo.

No início de 1959 o Renner fechou seu departamento de futebol. Sem clube, Bonzo foi procurado pelo Grêmio, que chegou perto de anunciá-lo. Mas para surpresa de muitos, ele acabou contratado pelo Internacional.

Sua estreia ocorreu em 26 de março de 1959, no empate em 1x1 com o Nacional de Porto Alegre, em amistoso no estádio Tiradentes. Mas Bonzo em seguida começou a apresentar problemas físicos, ficando quase um mês sem jogar, voltando a campo em 21 de abril de 1959, no empate em 4x4 com o Botafogo. Nessa partida Bonzo começou no banco e ingressou no time durante o jogo, substituindo Zangão. Ficou de fora do Gre-Nal disputado a seguir, mas jogou contra São José (4x2) e Floriano (0x4). Mas outra vez sai do time por lesão, ficando quase um mês e meio sem jogar. Regressou em um amistoso com o Peñarol (0x0), em Montevidéu, em 19 de junho. E nova parada por lesão, quase um mês parado, regressando na partida contra o São José (1x0) em 12 de julho, já pelo campeonato.

Bonzo garantiu a titularidade, as vezes na zaga, as vezes na lateral-direita. Mas após a derrota para o Floriano (0x1), em 9 de agosto, muitos jogadores, entre eles Bonzo, tiveram sua titularidade questionada. O Diário de Notícias, um pouco exageradamente, definiu a atuação colorada como "a pior de todos os tempos". Mas mesmo cotado para sair da equipe, Bonzo jogou o Gre-Nal, com nova derrota (1x2). Além da derrota, Bonzo sofreu uma lesão nos meniscos, que exigiu duas cirurgias. Em outubro Bonzo voltou a treinar com bola, mas não jogou mais na temporada.

Em 26 de fevereiro de 1960 Bonzo atuou no amistoso com a Portuguesa dse Desportos (0x0). E novamente uma lesão nos meniscos que levou a cirurgia. Em julho Bonzo voltou aos exercícios. Em setembro Teté anunciava Bonzo como titular da linha média para o 2º turno do campeonato, mas novamente problemas físicos o impediram de jogar.

Em 21 de fevereiro de 1961, Bonzo rescindiu seu contrato com o Internacional de maneira amigável. Cotado para ingressar no Cruzeiro, acabou indo para o Pelotas, onde jogou até 1962. Em 1963 jogou no São Paulo de Rio Grande, regressando ao Pelotas em 1964, quando encerrou a carreira.

Bonzo faleceu em 15 de março de 1985.

Seus números no Internacional:
13 partidas
5 vitórias
5 empates
3 derrotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário