Total de visualizações de página

quinta-feira, 6 de julho de 2023

Jogadores do passado: Carlão


Carlão do São Paulo de Rio Grande

Carlos Emmanoel de Souza nasceu em Vitória (ES), no dia 5 de julho de 1951.

Carlão tornaria-se zagueiro no futebol. Seu início de carreira é pouco conhecido. Em 1973, por iniciativa do diretor Fernando Diógenes, do Atlético Acreano, Carlão foi parar no semi-amador futebol do Acre. Jogou três temporadas no futebol acreano, transferindo-se para o Esportivo em 1976. Suas boas atuações o levaram a ser contratado por empréstimo pelo Internacional, em outubro de 1977, para a disputa do campeonato brasileiro.

Carlão estreou no Internacional em 13 de novembro de 1977, na vitória por 1x0 sobre o Caxias, pelo campeonato brasileiro, no Beira-Rio. Era a sexta rodada do campeonato e o Colorado vinha de uma derrota traumática para o Grêmio por 4x0. Nos jogos restantes da primeira fase, com Carlão de titular na zaga, ao lado de Beliato, o Internacional não sofreu gols: Juventude (1x0), Grêmio Maringá (3x0), Avaí (0x0) e Brasília (6x0). Na abertura da segunda fase o desemepnho se manteve, no 0x0 com o América do Rio. Mas depois o time perdeu para São Paulo (1x4) e Corinthians (0x1). Suas atuações na primeira fase do campeonato brasileiro o levaram a ficar em algumas rodadas na segunda posição da Bola de Prata para beque central, e chegou a ter seu nome cogitado para a pré-lista de jogadores convocados para o Mundial da Argentina. Mas as últimas atuações do ano prejudicaram sua imagem.

Na temporada de 1978 Carlão começou como titular. No Chile, disputou o Torneio Triangular Cidade de Viña del Mar. O Internacional venceu o Colo Colo (2x1) e o Everton (1x0) e conquistou a taça. A seguir, o clube foi disputar o Torneio Governador Otávio Lage Siqueira, em Goiânia. Carlão foi titular nos três jogos: Fluminense (0x3), Goiânia (3x1) e Goiás (1x2). Faltavam ainda duas rodadas, mas como os organizadores não realizaram os pagamentos prometidos, Internacional e Fluminense abandonaram o torneio, que continuou apenas com os clubes goianos (além dos dois adversários colorados, mais Vila Nova e Atlético).

A partida contra o Goiás foi a última de Carlão pelo Internacional. Sem ter o empréstimo renovado, o zagueiro voltou ao Esportivo. Após o campeonato gaúcho de 1979, onde o Esportivo fez grande campanha, sagrando-se vice-campeão, Carlão foi jogar no Juventude, para a disputa do campeonato brasileiro. E na temporada de 1980 transferiu-se para o São Paulo de Rio Grande.

Em Rio Grande Carlão fincou raízes. Jogou no São Paulo até 1989. E quando largou a carreira de jogador, tornou-se técnico no mesmo clube.

Carlão casou-se no Acre, com Maria Maia de Sousa. Teve uma filha acreana, Sílvia Karla, e dois gaúchos: Carlos Júnior e Amanda Maia de Sousa.

Carlão faleceu em Rio Grande, em 19 de junho de 2010.

Seus números no Internacional:
13 partidas
7 vitórias
2 empates
4 derrotas
Campeão do torneio Cidade de Viña del Mar em 1978

Nenhum comentário:

Postar um comentário