Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de julho de 2023

Um jogo: Internacional 1x0 Fluminense - 08/08/1937


Com a adesão dos principais clubes da capital gaúcha ao profissionalismo, em 1937, a AMEA (Associação Metropolitana de Esportes Atléticos) carioca se comprometeu a enviar dois de seus filiados para jogarem em Porto Alegre e depois levar um clube porto alegrense para jogar no Rio de Janeiro.

O primeiro clube a visitar Porto Alegre foi o Fluminense. E sua estreia foi contra o Internacional, no Estádio dos Eucaliptos.

No dia 8 de agosto de 1937 ocorreu o encontro. Havia chovido muito em Porto Alegre antes da partida, o que deixou o campo alagado. Na preliminar, duas equipes do futebol varzeano da cidade enfrentaram-se: Portuário e Rio Guaíba. O Portuário venceu por 2x0, gols de Joãozinho e Chuva.

As 15:30 horas entraram em campo os dois clubes, assim escalados:

INT: Penha; Berto e Risada; Zezé Dinarte, Brandão e Lewy; Negrito, Salvador, Sylvio Pirillo, Miguel e Castillo

FLU: Nascimento; Guimarães e Machado; Mílton, Santamaría e Orozimbo; Sobral, Romeu, Sandro, Tim e Hércules

O juiz da partida foi o carioca Guilherme Gomes.

As 15:45 começou o jogo. E logo no início da partida, aos 3 minutos de jogo, Sylvio Pirillo recebeu a bola dentro da área, e vendo Nascimento fechando o canto esquerdo, chutou no canto direito, abrindo o placar. Com o gol sofrido, o Fluminense buscou o ataque, mas quando suas jogadas não eram desarticuladas pela defensiva colorada, acabavam nas mãos do goleiro Penha, que fez 8 defesas no 1º tempo, contra 3 de Nascimento. A partida foi duramente disputada. No 1º tempo o Internacional cometeu 12 faltas e cedeu 4 escanteios, contra 10 faltas e um escanteio do Fluminense. O colorado Lewy, lesionado, foi substituído por Artigas.

No 2º tempo o Fluminense continuou pressionando, obrigando penha a realizar 11 defesas, contra 4 de Nascimento. Mas os cariocas bateram mais, com 8 faltas contra 6 coloradas. Como resultado disso, Brandão e Salvador, lesionados, tiveram que ser substituídos por Giordani e Vicente Souza. Mesmo assim, o resultado de 1x0 se manteve.

Sylvio Pirillo, com seu gol, recebeu todos os prêmios de melhor jogador da partida: um rádio American-Bose, oferecido pela firma Vigg Brothers, um relógio Masson-Esporte, oferecido pela Casa Masson e Rádio Farroupilha, uma capa de borracha, oferecido pela Casa das Borrachas, e um estojo com caneta e lapiseira Hafu, oferecido pela Livraria Cruzeiro.

A partida foi transmitida pela Rádio Farroupilha, com narração de Ary Lund.

O Fluminense ainda disputaria mais duas partidas em Porto Alegre, vencendo o Força e Luz (2x1) e o Grêmio (4x0).

Nenhum comentário:

Postar um comentário