Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Jogadores do passado: Roberto Costa


Roberto Costa Cabral nasceu em Santos (SP), em 8 de dezembro de 1954.

Aprovado em um teste no Santos, em novembro de 1972, o goleiro Roberto Costa jogou no Peixe entre 1973 e 1976, atuando na equipe de juniores. Em 1976 o goleiro se transferiu para o Criciúma, onde jogou até 1977. Em 1978 Roberto Costa foi contratado pelo Atlético Paranaense. No início de 1981, foi emprestado ao Coritiba, para disputar a Taça de Prata. O Coritiba foi eliminado na 2ª fase.

Retornando ao Atlético, Roberto Costa viveria sua melhor fase. Foi campeão paranaense em 1982 e semifinalista do campeonato brasileiro em 1983, quando recebeu a Bola de Ouro da revista Placar como melhor jogador da competição. Roberto Costa (então chamado apenas Roberto) começou o segundo semestre de 1983 no Atlético. No início de agosto o Santa Cruz tentou contratá-lo, mas o valor pedido pelo clube paranaense impediu o negócio. Mas em 24 de agosto, para surpresa de todos, o Vasco da Gama, que já tinha o jovem e promissor Acácio, contratou Roberto por empréstimo, em troca de Celso e Amauri. A temporada de 1983 já estava perdida para o Vasco, mas Roberto (que passou a ser Roberto Costa, para diferenciar de Roberto Dinamite) conquistou a titularidade. Em 1984, Roberto Costa foi vice-campeão brasileiro com o Vasco, conquistando novamente a Bola de Ouro de melhor jogador. No estadual, conquistou a Taça Guanabara.

Após o campeonato brasileiro de 1985, o Internacional, que já havia vendido o goleiro Gilmar para o São Paulo, contratou Roberto Costa por 500 milhões de cruzados, no dia 27 de agosto de 1985. O goleiro estreou cinco dias depois, em um amistoso realizado dia 1º de setembro, no Cristo-Rei, contra o Aimoré. Vitória colorada por 2x0. O jogo seguinte, em 4 de setembro, já valia pelo campeonato gaúcho. O Internacional venceu o Riograndense de Rio Grande por 2x1. No campeonato gaúcho, Roberto Costa manteve-se invicto. Nos cinco jogos seguintes foram três vitórias e dois empates. A primeira derrota ocorreu em 26 de setembro, no Morumbi. No amistoso de estreia de Falcão no São Paulo, os tricolores paulistas bateram o Colorado por 1x0. mas na volta do amistoso o Internacional perdeu em casa para o Novo Hamburgo (0x1).

Em 20 de outubro ocorreu o Gre-Nal do 1º turno, no Beira-Rio. Mas como o turno já estava decidido em favor do Grêmio, os dois times resolveram utilizar reservas e alguns juniores. Taffarel, que pouco antes havia sido campeão mundial de juniores, foi o goleiro do clássico. O Internacional venceu por 2x0 e Taffarel teve boa atuação. Em 23 de outubro, contra o Caxias, Roberto Costa voltou ao gol. No Centenário, o jogo terminou 1x1, com Cremílson marcando o gol do Caxias em um chute de fora da área. O jogo seguinte, em 27 de outubro, era contra o Brasil de Pelotas. E na véspera do jogo o técnico colorado decidiu escalar Taffarel. Roberto Costa havia sido uma contratação do vice-presidente de futebol Roberto Cardoso Magdaleno, mas não contava com a confiança do técnico. Com a substituição de Roberto Magdaleno por Arthur Dallegrave, Daltro ganhou um aliado para trocar o goleiro. Roberto Costa não jogaria mais pelo Internacional.

Em 1986, Roberto Costa foi emprestado ao  América de São José do Rio Preto. No mesmo ano, foi negociado com o Atlético Paranaense. A seguir, Roberto Costa jogou no Noroeste (1988), Esportivo Passense (1988), Flamengo MG (1989), Taguatinga (1989, onde foi campeão brasiliense) e Caldense (1990), onde encerrou a carreira.

Seus números no Internacional:
14 partidas
8 vitórias
4 empates
2 derrotas
11 gols sofridos

Nenhum comentário:

Postar um comentário