Total de visualizações de página

domingo, 29 de setembro de 2013

Jogador preso em campo

Em 29 de setembro de 1940, há 73 anos, o Internacional enfrentava o Cruzeiro, no estádio da Timbaúva, pelo campeonato municipal. Era o início do Rolo Compressor, e o Colorado vencia com certa facilidade. Castillo, de pênalti, havia marcado aos 35' do 1º tempo, e o mesmo jogador ampliou aos 37'. A torcida colorada, que já era famosa por sua ativa participação nos jogos, aplaudia os atletas colorados e vaiava os cruzeiristas.

Na volta do intervalo, a torcida colorada recebeu o time do Cruzeiro com mais vaias. O lateral-esquerdo Vinícius, irritado, fez gestos ofensivos para os torcedores. O ato foi flagrado por um inspetor de polícia, que comunicou o ocorrido ao delegado Renato Souza. Imediatamente o delegado deu voz de prisão ao atleta, dando início a uma confusão que paralisou a partida por 30 minutos. O Cruzeiro até aceitava perder Vinícius, mas queria o direito de substituí-lo por outro atleta, já que ele estava sendo punido pela polícia, e não pelo juiz. Mas a partida afinal recomeçou com o Cruzeiro com dez em campo.

Na 2ª etapa, o Colorado ampliou a vantagem. Aos 7', Álvaro fez 3x0. Ordovás ainda descontou aos 16', mas Carlitos (25') e Tesourinha (28') fecharam o placar: Internacional 5x1.

Essa situação não chegava a ser novidade no futebol da capital. No início da temporada de 1936 a polícia gaúcha havia decidido considerar faltas violentas como agressão, e os atletas agressores seriam presos em flagrante. Em 1º de maio de 1936, em outro Internacional x Cruzeiro, antes do início da partida o delegado responsável pelo policiamento do jogo, Amantino Fagundes, ingressou no gramado e, em frente ao juiz, alertou os jogadores do risco de prisão em caso de faltas violentas. A AMGEA (Associação Metropolitana Gaúcha de Esportes Atléticos), que organizava o campeonato da cidade, reagiu, dias depois, alegando que a polícia não tinha o direito de estender sua jurisdição para dentro do campo. Somente após um acordo entre a AMGEA e o chefe de Polícia do estado, delegado Poty Medeiros, a situação normalizou-se e os juízes voltaram a ser a autoridade máxima dentro do jogo.

Mas retornando ao Internacional x Cruzeiro de 1940...

No final do jogo, mais confusão. O zagueiro colorado Alfeu denunciou que havia sofrido tentativa de suborno por parte de dirigentes gremistas, e que mais três atletas colorados (Marcelo, Magno e Assis) haviam sido procurados para "facilitarem o jogo" no clássico da rodada seguinte. No dia do Gre-Nal, apenas o goleiro Marcelo não jogou, pois o titular Júlio, fora das últimas três partidas, voltou ao time. E o Colorado venceu por 4x3.

Um comentário: