Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

NOSSOS TÍTULOS - Campeonato Gaúcho de 1927


O campeonato gaúcho, de sua origem até 1960, era disputado pelos campeões municipais. Desde que o campeonato gaúcho foi criado, em 1919, o Internacional fora campeão municipal duas vezes, em 1920 e 1922. Mas um pouco antes do fim da temporada de 1920, a Federação Rio Grandense de Desportos (FRGD), que organizava a competição estadual, havia desfiliado a Associação Porto Alegrense de Desportos (APAD), somente aceitando-a de volta em 1923. Assim, o Colorado ficou de fora do campeonato estadual nesses anos.

Em 1927 o Internacional voltou a ser campeão municipal, e classificou-se para disputar seu primeiro estadual. A estreia era para ter ocorrido em 14 de agosto de 1927, contra o Itapuí, de Guaíba. Momentos antes da partida, porém, o Itapuí ficou sabendo que seu capitão e melhor jogador, Nona, havia atuado pelo São José, no campeonato porto-alegrense, e que só poderia jogar uma competição oficial por outro clube na temporada seguinte. Considerando que não teria a menor chance de enfrentar o Colorado sem seu craque, a direção do Itapuí propôs entregar os pontos da partida e disputar um amistoso, com Nona em campo. Assim ocorreu, mas mesmo com Nona o Itapuí foi batido por 3x0.

A estreia oficial ocorreu no dia 24 de agosto de 1927, contra o Nacional de São Leopoldo. O time leopoldense tinha jogadores como Bugio, Puchulu, Encrenca, Toco e Cabrito. E levou 4x1 do Internacional. O uruguaio Ross marcou o primeiro gol colorado em campeonatos gaúchos.

E veio a grande final, em 7 de setembro de 1927. O adversário era o forte Bagé, campeão gaúcho em 1925, e que tinha os temidos atacantes Pasqualito e Bate-Bate. O Colorado ainda tinha um desfalque sério: o zagueiro Gilberto lesionou-se e não pode jogar a partida. Assim, o veterano Meneghetti, que havia encerrado a carreira no final de 1926, teve que voltar a campo. O jogo foi tenso, mas no final do 1º tempo, Barros abriu o placar para o Internacional. No início do 2º tempo, pênalti para o Colorado. Ribeiro cobrou para fora. Logo depois, pênalti para o Bagé, e Pasqualito empatou a partida. Mas Nenê, aos 21', colocou o Internacional em vantagem, outra vez, e Barros, aos 38', fechou o placar: Internacional 3x1! Colorado campeão gaúcho pela primeira vez!

Time-base: Moller; Gilberto (Meneghetti) e Grant; Ribeiro, Lampinha e Paulo; Nenê, Veiga, Ross, Barros e Miro (Darcy)
Técnico: Edelberto Mendonça

Artilheiro: Barros, Nenê e Veiga - 2 gols


2 comentários:

  1. O Raul. Veiga marcou ou não? Aparecem duas informações. Barros 2 e nenê. Depois aparece veiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paulo

      A lista de artilheiros em que o Veiga aparece, no final do texto, é dos artilheiros colorados no campeonato: Barros, que fez os dois gols na final, Nenê, com um gol na final e outro na semifinal, e Veiga, com dois gols na semifinal. Na final os artilheiros foram Barros (2) e Nenê.

      Excluir