Total de visualizações de página

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

NOSSOS TÍTULOS - Campeonato Municipal de 1914


No início de 1914, a Liga de Foot-Ball Porto Alegrense, presidida por Archymedes Fortini, possuía três clubes filiados: Internacional, Colombo e Frisch Auf. Reunida no final de março, a Liga decidiu abrir um período de 15 dias para serem apresentados pedidos de filiações. Três clubes pediram filiação: Cruzeiro, Americano e Universal.

Ainda no início de abril, o Grêmio, que havia abandonado a liga em 1913, junto com o Fussball, convidou o Frisch Auf e o Colombo para discutirem uma série de jogos entre estes 4 clubes. Na verdade, o Grêmio pretendia formar uma nova liga, deixando de fora o Internacional. O Colombo justificou ter recebido o convite oficial após a data da reunião. O Frisch Auf compareceu à reunião, mas alegou que poderia apenas jogar um amistoso com o Grêmio, não podendo fazer parte de uma série de jogos, por pertencer à LFBPA.

Em 17 de abril a LFBPA reuniu-se, aprovando a filiação do Cruzeiro e Americano, mas condicionando a filiação do Universal a um jogo-treino entre seus atletas, que seria observado por uma comissão da Liga. No dia 26 de abril foi realizado o jogo-treino, mas em 28 de abril a LFBPA decidiu não aceitar a filiação do Universal. No mesmo dia, o vice-presidente colorado, Arthur Pinto de Souza Neves, foi eleito presidente da Liga por aclamação.

O campeonato de 1914 contaria, então, com cinco equipes: Americano, Colombo, Cruzeiro, Frisch Auf e Internacional. O campeonato iniciou-se em maio, transcorrendo de forma normal por um mês. Mas a confusão começou após o jogo de 2ºs quadros entre Colombo e Americano. O Colombo venceu por 1x0, em uma partida polêmica. O árbitro, atleta do Frisch Auf, teria sido intimidado pelos jogadores do Colombo, e acabara prejudicando o Americano. Em 3 de julho, o clube derrotado e o Frisch Auf apresentaram um ultimato à Liga: a) que esta declarasse o Americano vencedor do confronto de 2ºs quadros com o Colombo ; b)que o Colombo se desculpasse por escrito com o árbitro do jogo; c) que a Liga multasse o Colombo em 100$000; d) queriam disputar seus jogos do campeonato nos “grounds” que desejassem, mesmo que estes houvessem sido interditados pela Liga. Caso suas reivindicações não fossem atendidas, ameaçavam abandonar a entidade.

Diante deste quadro, a Liga desfiliou os dois clubes. Pouco depois, estes clubes, junto aos dissidentes de 1913, organizavam a Associação de Foot-Ball Porto Alegrense. Segundo a imprensa da época, desde o início da confusão os dois clubes já estavam previamente acordados com Grêmio e Fussball, buscando apenas um motivo para romper com a Liga. Mas antes de saírem do campeonato, Americano e Frisch Auf haviam sido impiedosamente goleados pelo Colorado: 15x2 e 9x0.

Mesmo com os dois clubes na Liga, o Internacional não parecia ter adversários. Após a saída deles, Cruzeiro e Colombo também não conseguiram oferecer maior resistência. Vencendo todas as partidas, o Colorado chegou ao bicampeonato, invicto.

O time-base colorado, neste campeonato, foi: Silla; Ary e Beheregaray (Simão); Bitú, Carlos Kluwe e Pedro Chaves; Túlio, Ribas, Bendionda, Miller e Vares. Na linha média, dois irmãos: Bitú e Carlos Kluwe. Também atuaram Baby, Benito, Satyro, Simão, Mascarello, Darsis, Tagnin e Galvão.  Darsis e Tagnin tornaram-se titulares nas duas últimas rodadas. Em relação ao ano anterior, ganharam a titularidade o goleiro Silla, o lateral-direito Bitu e o atacante Ribas, promovidos do 2º quadro, e o zagueiro uruguaio Beheregaray, vindo do Nacional de Montevidéu.

Na campanha do título, o Internacional marcou 46 gols e sofreu apenas três. Descontados os jogos dos clubes dissidentes, foram 22 gols a favor e um contra.

Campanha colorada:
10.05 Internacional 7x0 Cruzeiro
05.07 Internacional 2x0 Colombo
02.08 Internacional 7x0 Cruzeiro
23.08 Internacional 6x1 Colombo
Artilheiro: Ribas (11 gols)

Ainda em 1914, um fato inusitado: O Internacional teve de adiar uma excursão pelo interior, pois vários atletas eram estudantes universitários e não podiam perder as provas de final de semestre. Somente em agosto, durante as férias, pôde enfim o clube viajar. Durante a excursão, novo acontecimento singular: durante a partida contra o Rio Branco, de Pelotas, o árbitro anulou os dois últimos gols colorados, após validá-los, devido à pressão dos jogadores pelotenses. A partida terminou com o marcador de 1x1, mas ao fim do jogo o presidente do Rio Branco desceu ao gramado e reconheceu a validade dos gols.

Excursão colorada:
06.08 1x0 Brasil – Pelotas
10.08 1x1 Rio Branco – Pelotas
13.08 2x1 Guarany – Bagé
16.08 2x3 Guarany – Bagé
17.08 2x1 Combinado Gymnasial/14 de Julho - Bagé


Nenhum comentário:

Postar um comentário