Total de visualizações de página

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

NOSSOS TÍTULOS - Campeonato Municipal de 1913


No início de 1913, a sala de troféus colorada já contava com uma taça disputada em um torneio interno, em 1911, com o troféu Centenário de Pelotas, ganho no amistoso contra o União, da Princesa do Sul, em 1912, e com a Taça 12 de Abril, do campeonato municipal de 2º quadros de 1912. Mas faltava ainda um título oficial.

Nessa temporada, seria disputado o 4º campeonato da cidade. Em 1910, o extinto Militar levantara a taça, e nos dois anos seguintes o Grêmio sagrara-se campeão. Em 1913 novamente o Tricolor da Baixada surgia como favorito, mas o Internacional prometia endurecer a disputa.

Além da dupla Gre-Nal, disputavam o campeonato as equipes do Colombo, Frisch Auf e Fussball. Retornavam à liga o Frisch Auf (que se desfiliara no final de 1910) e o Fussbal (que abandonou o campeonato de 1912), enquanto o Colombo estreava na competição. Nacional e 7 de Setembro, que jogaram as três primeiras temporadas, não disputaram o campeonato.

O campeonato começou no dia 1º de junho de 1913, quando o Fussball bateu o Colombo por 3x1.

Na sua primeira partida, em 8 de junho, o Colorado já teve pela frente o Grêmio, bicampeão da cidade. Jogando em casa, na Chácara dos Eucaliptos, o Internacional perdeu por 2x1, em partida que marcou a inauguração do novo campo colorado. Aos 15' de jogo, Bento cobrou escanteio, Ashlin recolheu a bola e passou para Geyer, de cabeça, marcar: Grêmio 1x0. No 2º tempo, em novo escanteio cobrado por Bento, após confusão na área colorada, Ashlin chutou para as redes: Grêmio 2x0. No final da partida, Túlio recebeu um passe de Vares e chutou em diagonal, descontando para o Colorado. Ainda não seria dessa vez que derrotaríamos o Grêmio.

No final de semana seguinte, o campeonato continuou com Frisch Auf 1x7 Fussball. No dia 22 de junho, o Colorado não tomou conhecimento do Colombo e venceu por 6x0. O árbitro da partida era sócio do Grêmio. Os juízes, na época, eram representantes dos clubes. A curiosidade é que se tratava de Benjamin Vignoles, autor do primeiro gol colorado da história, que havia trocado de lado.

No dia 29 de junho, o Grêmio bateu o Frisch Auf por 4x0. Na rodada seguinte, porém, começariam as confusões que marcariam o campeonato.

A partida Fussball x Internacional, marcada para 6 de julho, foi transferida para o domingo seguinte, pois na noite anterior faleceu o jovem ponteiro-esquerdo gremista Mostardeiro II, de apenas 19 anos. No dia 13 de julho, as duas equipes enfrentaram-se, com a partida arbitrada por um sócio gremista que a história não registrou o nome. O Internacional abriu o marcador na 2ª etapa, com Túlio, mas o Fussball chegou ao empate dez minutos depois, com Graeff. O juiz da partida foi severamente criticado por atletas e torcedores colorados.

O Fussball protestou, com o apoio do Grêmio, contra o Internacional. Exigiam a punição do Colorado, pelas ofensas ao juiz, mas a Liga de Foot-Ball Porto Alegrense posicionou-se a favor do Internacional. Em decorrência disso o Grêmio decidiu por unanimidade abandonar a Liga em Assembléia Geral realizada em 20 de julho. O Fussball tomou o mesmo caminho em assembléia realizada em 23 de julho.

O campeonato ficou paralisado por três semanas, mas no dia 10 de agosto a bola voltou a rolar, com a competição reorganizada com as três equipes restantes: Internacional, Colombo e Frisch Auf. Na Chácara dos Eucaliptos, o Colorado bateu o Frisch Auf por 10x1. O Internacional marcou 8 gols na 1ª etapa, quando jogava a favor do vento.

Na abertura do returno, em 24 de agosto de 1913, o Internacional venceu o Colombo por 6x0, conquistando o título por antecipação. Os heróis dessa vitória foram: Russomano; Ary e Simão; Pery, Kluwe e Pedro Chaves; Túlio, Galvão, Pinto, Miller e Vares. Túlio (3), Simão (2) e Kluwe foram os artilheiros da partida.

No dia 31 de agosto, em partida válida ainda pelo 1º turno, o Frisch Auf perdeu por 4x0 para o Colombo. No dia 28 de setembro, o Colorado encerrou sua participação no campeonato batendo o Frisch Auf por 5x1. Em 5 de outubro o campeonato teve sua última partida: Frisch Auf 1x5 Colombo.

O time-base colorado, neste campeonato, foi: Russomano; Ary e Simão; Pinto (Barbieri), Carlos Kluwe e Pedro Chaves; Túlio, Galvão, Pinto, Miller e Vares.

O artilheiro colorado foi Túlio, com 5 gols.

Destacavam-se na equipe o lateral-esquerdo Pedro Chaves, o ponteiro-direito Túlio e o ponteiro-esquerdo Vares, que muitos diziam só não ter chegado à Seleção Brasileira, nos anos seguintes, porque atuava no sul do país. Mas o craque da equipe e líder dos jogadores era Carlos Kluwe, talvez o primeiro grande herói colorado. Também jogaram na campanha do título Cazuza, Paulo Mariath, Zé Pereira, Scabillon, Ribas e Fabrício.

Partidas:

1º Turno
 22.06 Internacional 6x0 Colombo
 10.08 Internacional 10x1 Frisch Auf
 31.08 Colombo 4x0 Frisch Auf
 2º Turno
 24.08 Internacional 6x0 Colombo
 28.09 Internacional 5x1 Frisch Auf
 05.10 Colombo 5x1 Frisch Auf

Classificação final - pontos ganhos (considerando apenas as equipes que disputaram o campeonato até o final):
1º Internacional - 8
2º Colombo - 4
3º Frisch Auf - 0

Nota: Equivocadamente, algumas listas consideram o Grêmio campeão citadino de 1913 pela Associação de Foot-Ball Porto-Alegrense. Esta entidade, no entanto, só foi criada no 2º semestre de 1914. Após abandonarem a Liga, Grêmio e Fussball limitaram-se a disputarem amistosos, no restante do ano de 1913.

Duas curiosidades dessa temporada:

Em 16 de agosto de 1913, os 2ºs quadros de Internacional e Pelotas enfrentaram-se em um amistoso, e a equipe do interior venceu por 3x1. Durante o jogo, a torcida colorada, bastante participativa, vaiou o adversário o tempo todo. Acostumada com torcidas elitizadas, que aplaudiam as jogadas dos adversários, a direção do Pelotas ficou chocada e lançou uma nota dizendo que jamais voltaria a jogar com o Internacional.

Em 29 de outubro de 1913, um acontecimento sangrento marcou uma partida do campeonato bageense, vitimando o ex-colorado Scabillon, que jogou no clube em 1912 e no início de 1913 (disputou a 1ª partida do campeonato municipal, marcando um gol). Jogando em Bagé, Scabillon trabalhava como assistente em uma partida, quando achou que um grupo de torcedores estava rindo dele, após ter sido atingido por uma bolada no rosto. Irritado, após discutir com os torcedores, sacou de um revólver e disparou contra o grupo. Sátyro Bittencourt, atleta do Guarany, que estava nesse grupo, reagiu, disparando seu revólver e matando Scabillon. Dois anos depois, Sátyro jogaria no Internacional.




Nenhum comentário:

Postar um comentário