Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de novembro de 2019

A excursão do Juvenil a Porto Alegre - 1920

No início de novembro de 1920, a Liga Nacional de Foot-Ball Porto Alegrense (a primeira das entidades que ficariam conhecidas genericamente como Liga da Canela Preta) acertou a vinda a Porto Alegre do Sport Club Juvenil, de Pelotas. Este clube fazia parte da Liga de Foot-Ball José do Patrocínio, que reunia os clubes da comunidade negra pelotense.

O Juvenil partiu de Pelotas a bordo do Itaquatiara, com destino à capital. Estavam programadas duas partidas, contra o Riograndense e o 1º de Novembro. O navio chegaria em 14 de novembro de 1920, um domingo, e caso chegasse pela manhã, a primeira partida seria realizada no mesmo dia. O local dos confrontos seria a Chácara dos Eucaliptos, cedida gratuitamente pelo Internacional.

No dia 14, o vapor Itaquatiara chegou a Porto Alegre. Uma delegação da Liga Nacional e de seus clubes filiados embarcou na lancha Cabral, indo ao encontro do vapor, para comboiá-lo até o porto. A delegação visitante foi conduzida até a Casa Carioca, localizada na rua Vigário José Inácio, onde ficaria hospedada. Junto com a equipe pelotense, vieram representantes dos jornais da comunidade negra A Alvorada, de Pelotas, e A Defesa, de Bagé.

No dia 15, feriado, ocorreu o primeiro confronto, contra o Riograndense. Os dois clubes entraram no gramado da Chácara dos Eucaliptos, sob o comando do árbitro Bruno Geminiano, representante do Americano.

O Juvenil estava assim escalado:
Rosa; Bento e Flores; Barcellos, Bastos e Silva; Dias, Pinheiro, Tiririca, Oliveira e José.

O Riograndense atuou com:
Ambrósio; Maia e Pelágio; Moreira, Fructuoso e Dilermando; Bandeira, Henrique, Pedrinho, Guimarães e Filhote. O clube da capital estava reforçado com o goleiro Ambrósio, do União, e Fructuoso, centromédio do Venezianos.

Logo aos 6' do 1º tempo, Tiririca abriu o placar para os vistantes, após receber um passe de Dias. Aos 26', Barcellos roubou a bola e lançou Oliveira, que ampliou o placar para o Juvenil. A seguir, o árbitro marcou três pênaltis a favor do Riograndense, que aproveitou apenas um. No 2º tempo, mais um pênalti, dessa vez a favor dos pelotenses, que marcaram. Marcador final: Riograndense 1x3 Juvenil. No mesmo dia que Internacional e São José decidiam o campeonato da capital na Chácara das Camélias, cerca de três mil pessoas (um grande público, para a época) compareceram ao amistoso. À noite, o Riograndense ofereceu um banquete à delegação pelotense.

No dia 16, os visitantes foram homenageados com um churrasco. Às 17 horas, o Juvenil voltou à Chácara dos Eucaliptos, para enfrentar o 1º Novembro. Apesar de ser um dia de semana, o jornal A Federação ressaltou que um grande público compareceu ao "ground". O juiz da partida foi o atleta colorado João Bello.

O Juvenil repetiu a escalação anterior. Já o 1º de Novembro estava assim escalado:
Waldemar; Ody e Atanagildo; Francisco, Oscar e Podalyrio; Juvenal, Rodrigues, Emygdio, Pelotas e Altamiro.

Apesar da pressão dos pelotenses, o único gol da 1ª etapa ocorreu na cobrança de um pênalti, por Bastos. No 2º tempo, a partida continuou animada, e novamente o Juvenil marcou um gol, por intermédio de José. Marcador final: 1º de Novembro 0x2 Juvenil. À noite, a delegação visitante foi homenageada em um baile na Sociedade Floresta Aurora, que avançou madrugada a dentro.

No dia 17 de novembro, a delegação do Juvenil embarcou novamente no Itaquatiara, para retornar a Pelotas. No porto, delegações da Liga Nacional e de todos seus clubes filiados estavam presentes, e ofereceram "corbeilles" e "bouquets" de flores aos visitantes.

Esses amistosos marcaram o fim da temporada da Liga Nacional de Foot-Ball Porto Alegrense de 1920, que teve o seguinte resultado:

1º União - 10 pontos
2º 8 de Setembro - 8 pontos
3º Palmeira e Bento Gonçalves - 7 pontos
5º 1º de Novembro - 5 pontos
6º Riograndense - 4 pontos
7º Venezianos - 1 ponto

O sucesso da visita foi tão grande que no dia 18 de novembro era noticiado o interesse em trazer a Porto Alegre o Sport Club América do Sul, outro filiado da Liga de Foot-Ball José do Patrocínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário