Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

NOSSOS TÍTULOS - campeonato municipal de 1936


Em 1936, depois da inesperada perda do título no ano anterior, o Internacional passou por uma grande reformulação.

O ídolo Tupan trocou o Colorado pelo Força e Luz. Darcy Encarnação, outro nome de destaque da equipe, voltou para Rio Grande. O centromédio Andrade foi para São Paulo, fazer testes no Santos. Os ponteiros Prestes e Dirceu também saíram do clube.

Por outro lado, novos nomes vieram reforçar o plantel colorado. O zagueiro Alpheu, que faria história no clube, chegou do Guarany de Bagé, junto com o ponteiro-esquerdo Tom Mix. Do campeão Grêmio veio o uruguaio Castillo. Do Americano, veio o centroavante Sylvio Pirillo, que se tornaria um dos maiores jogadores brasileiros na segunda metade da década de 1930 e primeira da década de 1940. Do mesmo clube veio o lateral Zezé Dinarte e Dirceu  Alves, o primeiro jogador reconhecidamente negro a atuar no clube, que retornava às hostes rubras. E do 14 de Julho de Santana do Livramento chegou o meia uruguaio Artigas. 

Além disso, nomes importantes como o goleiro Penha, os zagueiros Risada e Natal (chamado de "Domingos da Guia Gaúcho"), os laterais Garnizé e Lewy e o atacante italiano Mário Mancuso continuavam no clube.

Na abertura da temporada, o clube foi eliminado pelo Cruzeiro na semifinal do Torneio Início, que acabaria vencido pelo São José. E o  Zequinha confirmaria sua força ao empatar em 3x3 com o Grêmio, na abertura do campeonato. O Internacional, em seu 1º jogo, bateu o Cruzeiro por 3x0, no Caminho do Meio. Essa partida teve uma curiosidade: a polícia gaúcha resolvera punir o jogo violento com autuação em flagrante por agressão. Instantes antes da partida, o delegado responsável pelo policiamento do jogo, Amantino Fagundes, ingressou no gramado e advertiu os jogadores, em frente ao juiz, do risco de prisão em caso de faltas violentas. O presidente da Associação Metropolitana Gaúcha de Esportes Atléticos (AMGEA), que organizava o campeonato, reagiu, declarando através da imprensa que a polícia não tinha o direito de estender sua jurisdição para dentro do gramado. Somente após um acordo entre a AMGEA e o chefe da Polícia do Estado, Poty Medeiros, a situação foi resolvida e os juízes mantiveram a autoridade durante as partidas.

Em 23 de junho de 1936, a Assembleia Geral da AMGEA resolveu, por unanimidade, adotar a Fórmula Fraga para apontar o campeão. O vencedor do primeiro turno enfrentaria, em uma final, o vencedor do segundo turno. A fórmula foi apresentada à entidade pelo seu criador, Fraga Júnior, chefe da delegação carioca que estava em Porto Alegre para a disputa do Campeonato Brasileiro de Seleções. Em 26 de junho de 1936 a nova fórmula foi  regulamentada, passando a valer já para o campeonato de 1936, em andamento. Enquanto isso, o Zequinha encantava a capital, empatando com o Força e Luz (1x1) e vencendo Americano (2x1) e Porto Alegre (3x0). No mesmo período, o Internacional bateu o Americano (4x1) e o Grêmio tropeçou contra o Cruzeiro (4x4).

No seguimento do campeonato, o São José, em grande fase, bateu o Cruzeiro (4x0). E veio o primeiro Gre-Nal. E o clássico teve polêmica. Na manhã do jogo, faleceu o ex-atleta gremista Sardinha. O Tricolor pediu o adiamento da partida, mas o Internacional recusou-se, devido a problemas de calendário. O Grêmio publicou uma nota de protesto contra o Colorado. Em campo, o Colorado saiu na frente, o Grêmio virou o jogo, mas com gols de Mário Mancuso e Artigas, o Internacional venceu a partida.

 No jogo seguinte, o Internacional bateu o até então invicto São José, por 3x0.

O Colorado seguiu sua senda de vitórias, batendo Força e Luz (1x0) e Porto Alegre (6x1, com gol olímpico de Tom Mix), sagrando-se campeão do 1º turno, com 12 pontos, seguido por Grêmio e São José, com 8 pontos.

Na abertura do returno, o Internacional bateu o Cruzeiro, por 3x0, enquanto o Grêmio empatava novamente com o São José (2x2).

 Na 2ª rodada, os dois venceram. O Internacional bateu o Americano por 5x3.

E veio o clássico do returno, ponto alto da 3ª rodada. Em plena Baixada, o Colorado venceu por 2x0. A Rádio Farroupilha transmitiu a partida, narrada por Ary Lund. O Internacional estava muito perto do título do 2º turno e do campeonato.

No jogo seguinte, o Internacional bateu o São José (3x1).

E no dia 29.11.1936, o adversário era o Força e Luz. Em caso de vitória, o Colorado conquistaria o 2º turno e o campeonato. O 1º tempo já terminou 3x0 para o Internacional, que venceu por 6x2 e conquistou a taça. Equipe campeã: Penha; Alpheu e Natal; Garnizé, Risada e Lewy; Artigas, Salvador (Zezé Dinarte), Mário Mancuso (Sylvio Pirillo), Castillo e Tom Mix.

Para encerrar o campeonato, o Internacional ainda bateu o Porto Alegre (5x0).

Duas curiosidades da temporada de 1936:

Em março de 1936 o Flamengo tentou contratar o zagueiro Natal, do Internacional, considerado o melhor zagueiro do estado, e chamado de “Domingos dos campos gaúchos”. O clube carioca ofereceu 6:000$000 de luvas, 2:000$000 ao assinar o contrato, e 4:000$000 no fim do contrato, em dezembro de 1936. O atleta receberia 500$000 de salário e bichos de 100$000 por vitória e 50$000 por empate. Mas o presidente colorado ofereceu ao jogador uma casa no valor de 8:000$000, e o jogador recusou a oferta do Flamengo.

O coronel da BM, Antero Marcelino da Silva Junior (ex-presidente do Grêmio) assumiu o comando do Regimento da Brigada Militar de Passo Fundo. Ligado ao futebol, transferiu para a cidade os atletas brigadianos Alberico (Americano) e Jamegão (Grêmio), que passaram a reforçar o Cruzeiro de Passo Fundo.

Campanha Colorada:
1º Turno
01.05 3x0 Cruzeiro - Caminho do Meio - Mário Mancuso (2) e Sylvio Pirillo
15.08 4x1 Americano - Eucaliptos - Risada, Salomão, Castillo e Tom Mix
30.08 3x2 Grêmio - Eucaliptos - Risada, Mário Mancuso e Artigas
06.09 3x0 São José - Passo da Areia - Tom Mix, Sylvio Pirillo e Risada
20.09 1x0 Força e Luz - Timbaúva - Artigas
11.10 6x1 Porto Alegre - Eucaliptos - Castillo (2), Sylvio Pirillo, Tom Mix, Artigas e Zé Maria (contra)
2º Turno
18.10 3x0 Cruzeiro - Eucaliptos - Castillo, Artigas e Salvador
25.10 5x3 Americano - Rua Larga - Castillo (3), Tom Mix e Salvador
01.11 2x0 Grêmio - Baixada - Salvador e Artigas
22.11 3x1 São José - Eucaliptos - Artigas, Lewy e Salvador
29.11 6x2 Força e Luz - Eucaliptos - Castillo (2), Artigas, Tom Mix, Sylvio Pirillo e Salvador
13.12 5x0 Porto Alegre - Chácara das Camélias - Sylvio Pirillo, Artigas, Castillo, Risada e Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário